Se você acha que isso não tem nada haver com moda - ENGANA-SE! Entender comportamento de consumo é o segredo para entender o que seu cliente deseja e espera da sua marca... Em um mundo tão rápido, é bom você ficar atento, vai que a verdade de ontem não serve mais para amanhã.
Trouxe esse artigo do Adnews e espero que gostem.
Fábio Monnerat
10 itens explicam o que os consumidores querem
Uma vez conectados, a internet é
uma das últimas coisas de que os consumidores estariam dispostos a
desistir se tivessem de reduzir gastos, de acordo com as descobertas do
ConsumerLab.
Por mais de 15 anos, a área de pesquisas de comportamento da Ericsson
tem realizado estudos sobre os valores, comportamentos e maneiras de
pensar das pessoas sobre produtos e serviços de TIC. O programa de
pesquisa global é baseado em entrevistas anuais com 100.000 pessoas, em
mais de 40 países e de 10 megacidades.
Michael Björn, responsável pelo ConsumerLab, diz: “Os consumidores
aderiram aos aplicativos de smartphones naturalmente. O acesso direto e o
formato touch via ícones escondem a complexidade dos serviços de
internet. As pessoas agora estão dispostas a explorar várias áreas novas
da vida cotidiana que se beneficiam da conectividade. Acabamos de
concluir um estudo em mercados emergentes e descobrimos que até mesmo as
pessoas que usam celulares pela primeira vez tornam-se rapidamente
usuárias da internet. A conectividade está se tornando uma parte
crescente de suas atividades diárias.”
As 10 maiores tendências do consumidor:
1. A conectividade domina.
A conectividade tornou-se tão essencial como o ar que respiramos. Uma
vez conectados, os consumidores dizem que a internet é uma das últimas
coisas que eles estariam dispostos a cortar se tivessem que reduzir
gastos.
2. Todo mundo pode ser um provedor de serviços.
Há uma enorme demanda por novos serviços. A internet possibilita tanto
às empresas como aos consumidores inventar novas soluções, como
aplicativos.
3. Mídias sociais redefinem os relatos de notícias.
As mídias sociais movimentam o consumo de fotos, videoclipes e músicas,
e agora elas também ajudam os consumidores a julgar a relevância das
notícias, fornecendo os comentários sociais necessários.
4. Celulares têm um papel significativo na vida cotidiana.
Os consumidores mostram mais interesse em serviços móveis que estão
diretamente relacionados com lugares próximos ou serviços locais.
Enquanto 90% de todos os donos de smartphones carregam seus celulares
com eles, apenas 80% dizem carregar dinheiro.
5. Mais transparência.
As pessoas estão se acostumando a viver suas vidas com transparência e
elas também esperam que empresas e outras organizações ajam dessa mesma
maneira.
6. A nuvem faz as coisas serem mais fáceis de usar.
Dividir informações e ter vários dispositivos conectados o tempo todo
está se tornando a regra para os consumidores, resultando na introdução
de mais serviços baseados em nuvem. O principal motivo é a facilidade de
uso.
7. As mulheres conduzem a adoção de smartphones.
O estudo de usuários de smartphones de 2011 da Ericsson mostrou que os
homens ainda dominam o uso de serviços de nicho em smartphones, enquanto
mais mulheres usam serviços regulares como chamada de voz, SMS e
Facebook. Ao integrar todos os canais de comunicação em um único
dispositivo, as mulheres estão conduzindo a adoção em massa de
smartphones.
8. Compras facilitadas.
A pesquisa mostrou que 67% dos usuários de smartphones estão
interessados em pagamentos móveis. Os pagamentos não devem ser vistos de
forma isolada, mas devem ser colocados em um contexto de compras
cotidianas – por exemplo, em informações do produto, pontos de bônus e
recibos.
9. Tudo se conecta.
Os dados móveis ultrapassaram o tráfego de voz no último trimestre de
2009 e os dobraram no primeiro trimestre de 2011. Os consumidores estão
cada vez mais conectados à internet e às coisas ao redor deles, como
carros, ônibus públicos ou vending machines (máquinas de autosserviço).
10. Tempos incertos
Consumidores querem mais controle. Em tempos de instabilidade econômica
ou quando desastres como terremotos ocorrem, aumenta o interesse dos
consumidores por serviços relacionados a utilities, como água e
eletricidade. Do mesmo modo, uma mudança na renda disponível está
impulsionando as necessidades dos consumidores em estarem no controle do
consumo de serviços.
Fonte:ADNEWS
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