segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fashion Rio, Fashion Business e a moda brasileira segue na mesmice

 
Belo mas clichê... assim foram os eventos de moda do Rio


Quem acompanha o blog sabe que eu não sou de fazer cobertura das semanas de moda do Brasil, acho que os grandes sites o fazem e dão conta, claro que eles nunca falam mal de nada, mas ok, quando essas roupas chegarem a ser vendidas a gente nem lembra mais que as viu nas passarelas.

Mesmo meio descrente eu sempre apareço nesses eventos, acho que a esperança de ver a tal moda brasileira nunca morre, mas é sempre mais ou menos a mesma coisa... Chega ser engraçado aquele bando de "pseudo-fashionistas" fazendo carão com suas roupas extravagantes e desnecessárias, mas é isso mesmo, uma feira de vaidades, onde o efêmero vale mais que identidade, que a moda, que o business...

Eu fiquei verdadeiramente emocionado lendo uma coluna do Bruno Astuto, na Revista Época,  foi ótimo ver que ele escreveu o que muitos de nós acha, mas não fala ou não tem a força e ousadia dele para dizer... "As modelos estavam magras, magérrimas, pálidas, branquíssimas. E com aquela eterna cara de tristeza, simplesmente andando na passarela, sem enfeitar as roupas que desfilavam, sem serem embelezadas por elas... A cara de enfado das modelos brasileiras segue, claro, uma tendência internacional dos desfiles europeus e americanos. Só que o tempo deles terminou. Mergulhada numa crise medonha, a Europa volta seus olhos para os mercados emergentes. Nunca tantas grifes estrangeiras abriram tantas lojas no Brasil. E elas não estão aqui atrás dos mesmos erros que fizeram suas economias naufragarem como o navio italiano. Elas querem nossa autenticidade, nossa tão falada alegria, nossos consumidores afetivos e fiéis a quem os trata bem"

 Mesmo com essa descrença fashion em um país que insiste em ser igual a Prada, Chanel e cia, fiz questão de ver o desfile de 3 marcas que gosto bastante.

TNG

 
A primeira que vi foi a TNG, uma marca que vem ganhando um destaque cada vez maior dentro mundo fashion. Apesar de ser uma marca de quase 30 anos, sempre vi a TNG como uma fast fashion melhorada, mas de uns anos pra cá seus desfiles estão mostrando que ela vem crescendo e mostrando um desfile bastante prazeroso. Nessa temporada não foi diferente, amei várias propostas da marca e algumas peças já estão na minha wishlist.

A presença dos atores Carol Dieckmann e Marcelo Serrado não exatamente uma coisa que eu ame, mas foi bacana ver como o povo se interessa e torce por eles, acho que é o trunfo extra que a marca usa para falar com o público e não só com os fashionistas que vibram com as tops. 

Enfim, sem grandes surpresas, mas com peças apaixonantes. Sou bem suspeito de falar sobre a marca, afinal de contas eu a uso e ela tem sido uma parceira aqui do blog, mas valeu a pena ter ido ao desfile da TNG e super recomendo que vocês fiquem atentos a alfaiataria e ao tricô da marca para o inverno.


ESPAÇO FASHION

 
 A marca trouxe a top Jeisa Chiminazzo com exclusividade, mas além dela alguns outros nomes bem conhecidos do público fashion estavam por lá, destaque para Daiane Conterato que Eu adoro. A coleção foi mediana, algumas peças são de amar, já outras poderiam estar fora da passarela, achei a cartela de cores muito escura e pouco variada, nem parece verão brasileiro/carioca, não sei, acho que senti falta da energia da marca. Destaque para a riqueza de detalhes de algumas peças em tricô, jacquard,  lurex e as camisetas de seda e couro metálicas.


NEW ORDER


Sempre uma coleção cheia de acessórios que prometem virar hit entre as antenadas, assim é a New order. Seu desfile tinha uma estética bem anos 60's e trouxe algumas boas peças, adorei alguns sapatos e as bolsas em cor flúor, podem não ser o novo da moda, mas vão ser hit.


 Só me arrependo de não ter ido ao desfile do Victor Dzenk e da Maria Bonita Extra que estava abrindo uma nova fase em sua "vida" com a estilista  Katia Wille. Mas eu acompanhei tudo em outros blogs de amigos e, infelizmente, nada me deixou absurdamente apaixonado... Tomara que na SPFW a gente veja shows melhores.

Bem, para terminar essa pequena matéria sobre os eventos de moda do Rio nada melhor que mais uma frase da coluna do Bruno Astuto: "Acho que, se continuarmos nesse ritmo, quem pode sair de moda a qualquer momento somos nós."

Fábio Monnerat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com