Acabei de ler essa matéria na Fashion Mag e achei bacana dividir com vocês.
Qual é o atual referencial estético do consumidor de moda? Pamela
Church-Gibson, professora do London College of Fashion, não tem dúvidas:
as celebridades sexies internacionais.
Responsável pela conferência de encerramento do 9º Colóquio de
Moda, que ocorreu nesta quarta-feira 11 em Fortaleza, a pesquisadora
falou sobre a “Moda na Era da Cultura das Celebridades: Desafios,
Mudanças e um Alternative System”.
“Tenho uma amiga grega que me visitou em Londres e surpreendeu-se ao ver
garotas como essas das fotos”, disse Pamela, ao exibir imagens de moças
em roupas curtas e decotadas nas baladas da cidade. Para a
pesquisadora, porém, não era surpresa, pois ela acredita que a maioria
das jovens se inspiram principalmente no estilo ousado e sexy das
celebridades. Um contraponto ao ideal sofisticado normalmente associado
às personalidades da moda.
À receita de juventude e sensualidade, as celebridades adicionam um
ingrediente igualmente irresistível: marcas de luxo. Ainda que muitas
vezes cheguem até a assinar coleções para lojas mais populares, a
professora destaca, “toda celebridade usa muita marca de luxo, e todo
mundo tem o desejo de usar marcas de luxo”, citando o exemplo de Kim
Kardashian e Beyoncé.
Essas celebridades, contribuem para outro referencial de corpo, mais
curvilíneo e bem diferente daquele da alta-moda tradicional. “É um
ideal novo e muito mais poderoso”, reitera Pamela, que recentemente
escreveu o livro “Fashion & Celebrity Culture”, sobre as relações
entre moda, cultura das celebridades, mercado de luxo e a reconfiguração
do "star system". “Hoje, as mulheres não querem estar nas revistas de
moda, mas sim nas listas de mulheres mais sexies do mundo”, afirmou.
As empresas tradicionais de luxo não ignoram o fenômeno, mas não se
rendem totalmente ao novo conceito. A pesquisadora citou dois exemplos,
as campanhas da Chanel, com Keira Nnightley, e da Burberry, com Emma
Watson. São celebridades que agregam juventude às marcas e atraem novos
públicos, mas as imagens continuam exaltando um visual sofisticado e um
corpo mais longilíneo. De acordo com ela, o lucro da Burberry cresceu
vertiginosamente após ter a atriz de Harry Potter em suas peças
publicitárias.
Pamela palestrou sobre esse cenário que mostra uma dicotomia entre
personalidades da moda e celebridades sexies – ao ponto da editora da
Vogue americana, Anna Wintour, não dividir fotos com Kim Kardashian em
eventos. Ela lembrou que, para se firmar como fashion designer, Victoria
Beckham precisou abandonar os resquícios visuais de sua carreira como
“spice girl”. Além de trocar o estilo das roupas, teve de alterar o
próprio corpo: emagreceu, retirou as próteses avantajadas de silicone e
mudou o cabelo.
Por fim, Pamela disse à plateia, formada por muitos jovens
estudantes de moda, que acreditava que muitos deles desejariam um dia
ter suas peças usadas por celebridades e deixou o questionamento: “quem
vocês querem vestir, as celebridades sexies ou as celebridades de moda?”
Colóquio de Moda
A palestra marcou o encerramento do 9º Colóquio de Moda, realizado
de 8 a 11 de setembro, na Universidade Federal do Ceará (UFC). A
programação contou ainda com minicursos, oficinas, grupos de trabalho e
mesas redondas, que discutiram as relações entre moda e artesanato,
padrões de beleza e o papel de acervos e museus, dentre outros temas.
Entre os destaques, a palestra de Francesco Morace, que falou sobre
"Comportamento Jovem Contemporâneo e a Educação”.
A próxima edição do Colóquio já está com data marcada: será de 30 de
agosto a 3 de setembro de 2014, na Universidade de Caxias do Sul
(UCS).
Fonte: Fashion Mag
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