segunda-feira, 24 de junho de 2013

MARCHA PELO 28 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO ORGULHO LGBT NO RIO


Homofobia. Até Quando?

O Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT fundado há 20 anos é uma organização não governamental que tem como missão atuar como referência na promoção da autoestima e cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), visando à transformação da sociedade e defesa dos direitos humanos, para o exercício da livre orientação sexual e identidade de gênero.

No mundo inteiro, tradicionalmente celebra-se o chamado Dia do Orgulho LGBT no dia 28 de junho. A significância da data é o marco do início do moderno movimento LGBT. Neste dia, em 1969, ocorreu na cidade de Nova Iorque o que veio a ser conhecida como a Rebelião de Stonewall. O Stonewall Inn era (e ainda é) um bar de frequência LGBT que sofria repetidas batidas policiais sem justificativa. Naquela noite, os frequentadores se revoltaram contra a polícia e o tumulto que se seguiu durou três dias, mudando para sempre as atitudes repressivas das autoridades perante as pessoas LGBT. Deu-se início à luta em prol da liberdade de expressão e igualdade de direitos de LGBT. A partir de então este dia é celebrado como uma expressão de orgulho - e não de vergonha - de assumir publicamente a sua orientação sexual e identidade de gênero LGBT.

Hoje o Grupo Arco-Íris junta-se a diversos setores da sociedade, movimentos sociais, grupos e demais companheir@s para relembrar esta data reivindicando o FIM DA HOMOFOBIA NO BRASIL. Em 2012 foram documentados 338 assassinatos de LGBT em nosso país, um assassinato a cada 26 horas. O Brasil confirma sua posição de primeiro lugar no ranking mundial de assassinatos homofóbicos, concentrando 44% do total de execuções de todo o planeta. Em 2013, até agora, só no Estado do Rio de Janeiro cerca de 12 LGBT foram vítimas de violência homofóbica e morte. Para que este verdadeiro massacre acabe, exigimos a votação e aprovação IMEDIATA do PLC 122 que torna a Homofobia crime no Brasil e do Projeto de Lei Estadual n° 2054/2013, que substitui a Lei Estadual 3406/00, derrubada no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro que a tornou sem efeito em razão de vício de iniciativa. A nova lei visa punir estabelecimentos e agentes públicos que discriminem as pessoas em razão de sua orientação sexual e identidade de gênero.

Homofobia não se justifica, se combate. Somos todos iguais.
Venha para as ruas!!


Evento no Facebook, veja aqui

Informações:
arco-iris@arco-iris.org.br
(21) 2215-0844

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com