O estilo country tem forte
expressão em mais de cinco países, sendo mais maciça sua presença no Brasil e
nos Estados Unidos. A música sertaneja e a Festa do Peão de Barretos são
grandes agentes popularizadores deste estilo que movimenta, somente no Brasil,
mais de R$ 5 milhões ao ano.
A análise deste estilo
revela que, ao contrário dos cowboys norte-americanos, rústicos e com poucos
hábitos sociáveis fora do campo, o brasileiro possui um padrão de sociabilidade
baseado nas regras da elegância e da sofisticação. Entre os adeptos deste
estilo estão pecuaristas, executivos, profissionais liberais, funcionários do
setor terciário e estudantes.
Com relação à estética, há
poucas variações na forma de se vestir. A regra é ostentar/exibir, tanto nos
carros grandes e vistosos, quanto nas roupas. Camisa, geralmente xadrez, calça
jeans, bota, cinto com fivelas grandes e chapéu são os elementos mais básicos
do vestuário. Outras propostas surgem como variantes ou agregadores do estilo:
coletes, camisas jeans e o uso de óculos no estilo aviador.
Grandes criadores e marcas
como Herchcovitch, Calvin Klein, Ausländer e Levi’s embarcam nas referências
deste estilo e desenvolvem aplicações em propostas urbanas, garantindo um
cruzamento de estilos que agregam novos valores mundo da moda.
Imagens:
UseFashion/Divulgação
Para saber mais - UseFashion divulga análise
comportamental sobre o universo masculino voltada para o inverno de 2013. Este
conteúdo faz parte da nova seção do Portal UseFashion (www.usefashion.com)
que traz análises e galerias de imagens com conteúdo exclusivo sobre moda
brasileira.
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