quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Submarino e Fragrance X, que deselegante!



Pode parecer meio estranho um blog de moda falar sobre experiência de compra, mas se eu, antes de tudo, sou consumidor e creio que as marcas que "estão na moda", são as que sabem respeitar seus clientes e não os vêem apenas como números.

Eu tenho experimentando diversas lojas online por acreditar que, em um futuro muito breve, a maior parte de nossas compras serão feitas nesse novo formato de PDV. Comprei um de tudo, de livro a viagens, passando por cosméticos, acessórios, roupas e tudo mais que vocês imaginarem.

Fui bem atendido na maioria delas, algumas foram até fofas e mandaram brindes, ligaram e deram satisfação (coisa rara). Não que isso seja o mais importante, na verdade, tudo o que queremos é receber um bom produto sem nenhum tipo de problema e ser tão bem atendido no pós-venda, quanto fomos na venda - É nesse ponto que descobrimos exatamente com quem estamos lidando.

Por isso decidi classificar as lojas com o selo Über de qualidade. A ideia não é ser um site qualificador, estou apenas dividindo com vocês as minhas experiências de compra online. Dividi em 3 categorias de loja:

Über-Store: as que foram excelentes e cumpriram super bem o que prometeram.

Nude-Store: As que não são boas, mas também não são ruins. Quando há um problema elas tentam deixar passar, mas se a gente reclamar elas cumprem o prometido.

Que deselegante Store: As piores lojas online. Desrespeito total ao consumidor, central de atendimento ruim e desorganizado. Dessas que a gente deveria evitar mesmo. É brega comprar aqui!

Que deselegante Store - As 2 piores experiências de compra online que já tive foram:

Submarino - Uma loja que eu sou cliente há anos, mas que sempre ouvi falar muito mal. Não por acaso, o grupo B2W (Americanas, Submarino e Shoptime) vive com problemas nos PROCONs do país. Enfim, mas a gente acaba comprando, elas são grandes, as vezes estão com frete grátis... Até que você decide sair dos livrinhos e comprar algo maior.

Eu tentei comprar uma geladeira no Submarino, mas o processo foi muito infeliz. No e-mail da promoção o valor era um, no site era bem maior (propaganda enganosa feelings). Enfim, fiz a compra e manei e-mail, liguei e perguntei pelo Twitter, mas todas as respostas eram confusas e divergentes. Queriam que eu pagasse o valor integral (o que estava no site e não na promoção) para depois me ressarcirem, mas nunca me disseram qual o prazo do ressarcimento e nem como ele seria feito. Enfim, um atendimento de lixo, me enrolaram ao máximo e não me responderam - claro que vou recorrer, mas, ainda que eu ganhe, a imagem da marca já está suja. A minha experiência com o Submarino foi a pior possível.

Fragrance X.com - Uma loja que vende cosméticos/perfumes com preços super interessante e fazem entrega no Brasil. Já comprei 2 vezes na loja, na primeira compra recebi o perfume sem nenhum tipo de problema, minto, eles são péssimos com o prazo, mas a gente releva. Na segunda compra eu simplesmente não recebi o produto. Mandei cartas e eles disseram que não podiam fazer nada. Depois descobri em vários sites que essa é uma prática comum. Ou seja, você precisa contar com a sorte! Melhor não, né?

Nude-Store:

Vou citar só os nomes, sem entrar em detalhes, porque em todas eu tive que reclamar para que elas me atendessem bem - ShopFast.com, Inked Shop, BrandsClub, DELL, Shoptime, Strawberry e Sephora.

Über-Store:

As lojas mais fofas que eu compro e recomendo sempre - Algumas eu ainda estou na primeira compra, outras eu já compro faz tempo e continuo muito feliz. Vamos as lojas mais elegantes e interessantes do universo virtual: Travessa, Reserva, Coquelux, Privalia, Apple, Netshoes, Biscoito Fino, The L Vibe e Dafiti.

Essas são as experiências vividas por mim, com o objetivo de criar essa matéria, pode ser que vocês tenham vivido outras experiências com essas lojas e muitas outras. Por isso, quem quiser escrever aqui para o Über Fashion contando sua experiência de compra, sinta-se a vontade! Vou amar fazer uma nova matéria classificando as lojas mais über e as deselegantes pra gente comprar.

Fábio Monnerat 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com