sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Fashion Business prioriza vendas e moda nacional acessível

  . Foto: Murillo Tinoco/Divulgação

Em coletiva Eloysa Simão, idealizadora do Fashion Business (acontece de 09 a 13 de janeiro no Rio de Janeiro), destacou o tempo de mudanças em que a humanidade atravessa e como ela influencia todas as grandes questões, seja na economia ou na história futura que será construída. "O que será este mundo? Eu não sei, mas somos responsáveis por construí-lo".

E a responsabilidade de Eloysa durante o Fashion Business será de romper com as bolhas e promover o crescimento do setor têxtil. "Sabe o que é uma bolha econômica? É um dinheiro feito em cima de um dinheiro que não existe feito em cima de outro dinheiro que também não existe. Daí um dia a conta chega. Na moda esta bolha é representada por desfiles que empresarialmente não têm condições de se sustentar, lojas que abrem sem ter uma imagem consolidada. Um dia a conta chega. Não nos iludimos com bolhas, elas um dia caem por terra, basta um sopro. Não queremos bolhas, mas algo concreto. Negócios são feitos com negócios", falou.

De forma sutil, mas incisiva, a "mama fashion", como é chamada pelos estilistas cariocas, provocou a "concorrência" (a saber: Fashion Rio e Rio-À-Porter, ambos organizados pela Luminosidade) ao dizer que "O Fashion Business tem por objetivo vender. Quem desfila conosco faz moda acessível, vendável e não uma coleção factóide que ninguém sabe onde vai achar. Quem faz parte do Fashion Business está comprometido com a indústria têxtil que gera empregos e move a economia nacional".

Patricia Viera, que apresenta suas criações para o inverno 2011 no luxuoso Copacabana Palace dia 09, reforçou a tese de Eloysa e afirmou que sua visão mudou ao integrar o line-up do Fashion Business. "Agora associo moda conceitual com custo final. Resultado: cresci muito".

Embora a temporada de inverno não seja a mais atrativa para os compradores, Eloysa aposta no Brasil como a bola da vez, mas sem perder a racionalidade de que "com a entrada e ampliação das marcas internacionais nenhum empresário têxtil deve perder de vista de que a briga será feroz. Precisamos de apoio para incentivos fiscais. A indústria têxtil é uma das maiores bases de desenvolvimento no Brasil, não podemos ignorar".
Veja algumas curiosidades da 17ª edição do Fashion Business.

Tema: Alquimia
Área: 30 mil m², o maior da América Latina
Sala de imprensa está voltada para a Baía de Guanabara
Haverá um restaurante exclusivo para as pessoas que trabalham no evento
Teto rebaixado com lycra para ajudar a manter os ambientes todos em uma temperatura agradável
Um mapa mundi será desenhado com plantas vivas
Todo lixo tecnológico será doado a uma ONG
Haverá performances que partem do figurino para contar uma história representando os diversos códigos culturais que uma roupa pode simbolizar
250 grifes, 60 expositores, novos estilistas, empresários vindos do interior e assessorados pela FECOMÉRCIORJ e moda solidária
Nenhum convidado internacional foi bancado pelo evento

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