Charles Henri Ford in a costume designed by Salvador Dali. Photograph by Cecil Beaton forVogue, 1937
O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.
De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente. O pai da psicanálise, não segue os valores sociais da burguesia como, por exemplo, o status, a família e a pátria.
O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924. Neste manifesto, foram declarados os principais princípios do movimento surrealista: ausência da lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade de criação, entre outros.
A italiana Elsa Schiaparelli foi quem trouxe para a moda a irreverência e a ousadia com criações memoráveis, como o chapéu-sapato, o vestido bordado com lagosta e as peças com efeito trompe l’oeil (engana os olhos).
Siga nosso perfil no Instagram: uber_fashionblog
Nenhum comentário:
Postar um comentário