quinta-feira, 6 de junho de 2013

Pode uma marca como a Reserva ter tanta variação de tamanho?

 O tênis preto (mais que usado - amo) é da Reserva e o nº é 42 o outro também é Reserva nº 42


Pode uma marca como a Reserva ter tanta variação de tamanho? Claro que não! Isso passa uma ideia bastante ruim e deixa uma certa dúvida se ela pode mesmo estar com o título de marca premium. Claro que isso não é uma exclusividade da Reserva, mas as marcas "grandes" precisam ficar atentas para um mercado cada vez mais competitivo, principalmente o virtual.

Os números de vendas no e-commerce de moda seguem em crescimento, mas a padronização ainda é um desafio para muitas marcas e um fator de "medo" para os clientes que muitas vezes preferem ir a uma loja física para evitar surpresinhas desagradáveis. 

Essa semana eu recebi um sapato que comprei na Privalia em uma campanha da marca Reserva. Como já conheço a marca e tenho outros produtos, achei que não teria problema algum em comprar o tal sapato. Quando recebi, percebi que algo estava 2 dedos mais estranho. O sapato 42 estava mais para 43. Entrei em contato com a Reserva e eles disseram que não podem trocar e que só a Privalia vai poder resolver (a famosa má vontade e falta de um marketing moderno e preocupado com a experiência de marca).

 Já entrei em contato com eles e vão me devolver o dinheiro. Fora a burocracia e a perda de tempo, tudo bem, melhor que ficar com um sapato muito maior que meu pé. 

A parte ruim é que queria muito esse sapato e vou ficar sem, mas fica a certeza que a Reserva anda buscando diversos fornecedores, para ter um preço melhor (pra eles, claro), e não tem uma preocupação com a padronização de seus produtos. 

Com a entrada das marcas internacionais que vieram com preços competitivos e marcas mais fortes, as marcas brasileiras andam passando por um momento de crise e se não aprenderem a surpreender seus clientes e ter muita qualidade no que fazem com um preço competitivo, vamos ver muitas marcas morrendo... Mas isso é outro papo.

Com certeza que peças da Reserva eu não compro mais sem antes experimentar. Foi uma experiência bastante frustrante com a marca.

Fábio Monnerat

6 comentários:

  1. Hahaha Só você mesmo. A ideia não é detonar, mas chamar atenção, mostrar que nós consumidores estamos atentos e que não estamos dispostos a pagar por logos que não estão preocupadas com design, qualidade, atendimento... Mas no fundo é um pedido para que as marcas acordem e não percam espaço para as grifes internacionais. Eu trabalho e torço pela moda nacional, não quero nada menos que o topo pra gente.

    Beijos e obrigado pelo comentário.

    Fábio Monnerat

    ResponderExcluir
  2. Existem coisas chamadas modelagens diferentes e shapes diferentes: Nem toda camisa M é igual (existem modelagens mais fit e mais largas), nem toda bermuda 38 é igual (existem modelos skinny e cargo) e nem todo calçado 42 é igual (devido a forma e o formato, principalmente do bico, esteticamente e pelo conforto, alguma vezes é melhor crescer a grade).
    Fica bem complicado você querer julgar uma experiencia de marca/qualidade/atendimento, comparando um tenis cano médio com um sapato oxford. Tá faltando um know how técnico aí!

    ResponderExcluir
  3. Thiago, eu sei que não há como ser igual e sempre há uma variação, mas se essa variação é grande, cabe a quem vende informar essas diferenças. O consumidor final não tem como saber nem tem a obrigação. Por isso criaram as denominações FIT, SKINNY, CARGO...

    Outro dia eu comprei um sapato no site do Gabriel S Spaniol, quando o recebi acabei não gostando e troquei por um coturno. No mesmo dia a atendente do site me ligou para dizer que um sapato era inglês e o outro italiano, então que era melhor eu trocar por um 41. Foi surpreendente e deu super certo. Claro que eles me ganharam.

    Eu tenho vários sapatos oxford 42 e nenhum deles tem essa variação tão gigante. Enfim, eu entendo seu ponto de vista, mas definitivamente nesse caso continuo achando que há uma certo descaso com a padronização e uma omissão de informação para os consumidores.

    A falta de know how nesse caso não é técnico, mas de falta de informação e de respeito com os consumidores.

    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    OBS - Depois passa no grupo moda masculina no Facebook que você vai ver relato de outras pessoas que tiveram o mesmo problema (modelos diferentes) com a marca RESERVA.

    Fábio Monnerat

    ResponderExcluir
  4. A Reserva não investe em qualidade de produto, só sabe fazer parcerias e lançar mais e mais produtos no mercado. Resumo esta marca e todas as suas ramificações de produtos e serviços, como falta de qualidade, roupas descartáveis, serviços mal prestados, entre outros... Uma marca que se julga "grande" jamais poderia deixar a desejar em coisas tão primordiais como o respeito ao cliente e a qualidade de seus produtos.

    ResponderExcluir
  5. Não recomendo a marca reserva, pois comprei uma camiseta e uma bermuda pelo site e não foram entregues. Entrei em contato com o SAC e disseram que não haviam aquelas peças em estoque. Então solicitei um estorno do valor pago, e este estorno demorou dois meses para ser efetuado. Isso porque insisti muito e disse que processaria a empresa.

    ResponderExcluir

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com