Profissional
presente na rotina de 10 entre 10 pessoas, o cabeleireiro comemora o
seu dia em 3 de novembro. Homenagem mais do que merecida! Eles são tão
importantes que, muitas vezes, acabam sendo mesmo um terapeuta tal a
intimidade que criam com os clientes. E até o homem já vem
desenvolvendo, há algum tempo, essa proximidade com o seu cabeleireiro. E
para conquistar o público masculino de vez, Daniel Mattos, gestor de
comunicação e marketing da Red Salon Homem, dá 10 dicas de como se deve
agir para atender, cada vez melhor, esse camarada tão fiel,
principalmente quando curte o local, o serviço prestado e principalmente
quem corta o seu cabelo e faz a sua barba. O homem dificilmente muda
sua rotina a não ser por um motivo muito forte. Vamos então aos
conselhos de Mattos:
1
- Seja didático na abordagem para agregar outros serviços e lembre-se: o
homem está começando a conhecer os serviços e produtos disponíveis. Ele
precisa saber qual produto será usado, como será feito o serviço e o
efeito que promoverá no seu visual.
2 - É bem legal criar vocabulários específicos para eles, tais como:
“Homem não faz sobrancelha, ele limpa as sobrancelhas!”
“Homem não é vaidoso, ele cuida do visual.”
“Homem não depila, ele tira o excesso de pelos.”
3 - Não use palavras que remetam ao público feminino.
Exemplo
disso é dizer que uma pomada vai deixar o cabelo com brilho ou
brilhante. Nesse caso, o cliente certamente pensará que o seu cabelo vai
ficar com o efeito de glitter. Prefira “luminosidade” ou “com mais
vida”.
4 - Na presença de mulheres, nunca ofereça serviços além de corte e barba.
5 - Nunca venda produtos e serviços que não serão necessários para o cliente.
6
- O profissional deve alertá-lo que, para o corte seguir no mesmo
padrão até a próxima vinda ao salão, ele deve usar uma boa pomada
finalizadora e sugerir qual o tipo de pomada é indicada para aquele
corte.
7
- Se o cara chegou ao salão e pega uma revista para ler, não o
perturbe. Entretanto, na hora da finalização, mostre a pomada que será
usada, qual a ação promoverá e explique como ele deve utilizá-la.
8
- Nunca fique conversando com o profissional da estação ao lado
enquanto estiver atendendo. Isso acarreta perda da concentração no
cliente e consequentemente o profissional não terá a oportunidade de
indicar produtos que certamente seriam eficazes. Perde o cliente, que
não teve essa consultoria tão importante e perde o cabeleireiro que
deixou de vender seus produtos.
9 - Fale sempre das promoções do salão. Homem também gosta da palavra desconto, mas, para ele, soa como economia.
10
- Pare de achar que homens só cortam cabelo, pois assim você perderá a
chance de agregar outros serviços e produtos. Homem também consome
beleza, mas cabe ao profissional dizer o que está disponível.
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