domingo, 7 de julho de 2013
Profissão moda: O que faz um stylist?
A gente vai ter uma coluna falando um pouco mais sobre os diversos profissionais da área de moda e para abrir essa série de matérias, tivemos a honra de contar com a colaboração de um super stylist e amigo Lucio Fonseca, que já está no mercado editorial desde 2006.
O Lucio começou como assistente de produção de moda do stylist Leo Neves e da figurinista Claudia Kopke no Rio de Janeiro. Depois de alguns anos ele já estava fazendo trabalhos para revistas internacionais (Vogue America e Turquia, Numero Japan, V Mag, entre outras) que vinham fotografar no Rio de Janeiro. Em 2011 passou uma temporada em Londres a convite da Mary Fellowes diretora da Vogue Turquia, para trabalhar escritório da Condé Nast UK - Tatler, Glamour, Vogue Índia e Vogue Rússia. Trabalhou com Mario Testino, Hans Feurer, Kate Moss, Karolina Kurkova, Anna Harvey, Edward Enningful, entre outros. Atualmente mora em São Paulo, colaborando como stlylist para grandes revistas no mercado editorial como Vogue Brasil, Glamour, Istoé Platinum e TPM. E hoje vai falar um pouco da profissão para os curiosos e novatos da área.
O que faz um stylist?
O stylist juntamente com uma equipe (fotógrafo, diretor de arte, beauty artist, etc) define a imagem pautas, capa de revistas, marcas, campanhas, a serem inseridos no mercado de moda. Uma grande responsabilidade cabe ao stylist porque pode vir dele toda conceitualização da imagem ou ensaio a ser trabalhado. Podemos funcionar como chave de todo processo de "venda" da melhor imagem.
Como fazer sucesso como stylist?
Estar atualizado com a necessidade de mercado (as vezes prever) e principalmente saber interpretar ao seu jeito com bom senso e informação de moda essa necessidade. Se for preciso vender sonho ou comercial atuar da melhor forma e dar o algo a mais que fará a diferença no styling e na imagem final.
Quais os trabalhos que você mais gostou de fazer?
Muitos lá fora e aqui! Mas entre eles:
- Vogue Brasil edição aniversário de 36 anos com Kate Moss (maio 2011) by Testino, onde assinei a produção de moda no Brasil e assisti o fashion editor Andrew Richardson. Pela grandiosidade da edição e pela organização que me foram cobrados em 8 dias de extensas horas de trabalho com uma musa fashion.
- L'Officiel Hommes Korea com Marlon Teixeira (maio 2013) by Lope Navo, minha primeira capa internacional assinando o styling me emocionou ao ver que o empenho de um mês de negociação de agenda e fotografar no Rio para o mundo compensou e ainda está compensando pelo retorno positivo recente.
Dicas para quem quer ser um stylist:
Acreditar que como todo início de profissão nem sempre é fácil e ser perseverante são bons "starts".
Sempre atuando com responsabilidade, comprometimento com prazos, pesquisar referências, estar atualizado no meio da moda e cultura, ter o feeling do que pode ser bom para o desenvolvimento de uma pauta, aprender todos os steps com alguém mais experiente/chefe, não achar que tudo é glamour e estar disposto a pôr a mão na massa… Isso porque não se publicam 12/14 paginas de um editorial com apenas uma sacola de roupas, são quilos e mais quilos delas… rs ;-)
Para conhecer mais sobre o trabalho do Lucio: www.luciofonseca.carbonmade.com
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Über Fashion
O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.
O blog ainda conta com colunistas convidados.
O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.
Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias Coacci, Sobre Barba,
Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com
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