A moda nacional vem enfrentando uma forte crise já faz algum tempo, uma parte por conta da carga tributária e toda a falta de apoio do governo... A outra parte por falta de uma administração inteligente com capacidade de equilibrar o sucesso de crítica com o sucesso comercial.
As marcas brasileiras tiveram um boom depois dos anos 90'. Cresceram e ganharam força no mercado nacional e alguma projeção no internacional. Desde então, a gente viu marca nova nascendo toda semana, o fortalecimento da SPWF e Fashion Rio, muita badalação, glamour, poder... A moda nacional estava na boca do povo. Todos sabiam o nome de algumas marcas e conheciam Gisele Bündchen.
Mas o sucesso foi tão grande que o "ego" de muitas marcas/estilistas ficou ainda maior e fechou o olho de muita gente que precisava entender que moda é também negócio e não só badalação e boas críticas.
O tempo passou, o mundo mudou, e hoje, por incrível que pareça, o Brasil está na rota das grandes grifes internacionais. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro foram invadidas por marcas poderosas no mundo inteiro. E o melhor, há para todos os bolsos. Os mais ricos vão preferir comprar Chanel, Prada e cia ao invés de marcas nacionais que muitas vezes custam até mais caro. E os menos abonados vão se jogar nas araras da Top Shop ao invés de pagar mini fortunas por peças bem comuns da Osklen, Ellus, Reserva, Forum e cia.
Onde tudo isso vai parar? Não faço ideia. Mas me preocupa ver que as liquidações de Inverno estão começando em Junho, antes mesmo do Inverno chegar. Que muitas marcas estão falindo - Zoomp, Zapping, Maria Bonita,
Maria Bonita Extra e Neon, e que as outras estão baixando os preços de seus
produtos e revendo toda a estratégia para descer do salto e tentar se
adaptar a uma nova realidade. Que a SPFW e Fashion Rio estão meio perdidos e que o Salão Bossa Nova anda mais preocupada com a briga dos egos de seus organizadores (Eloysa Simão X Paulo Borges -Luminosidade) do que com o sucesso dos participantes.
A moda nacional está em liquidação e muito pouco tem sido feito para reverter essa situação. Vamos torcer para que nossos governantes entendam que essas marcas são patrimônio nacional e que precisam estar em pauta. E para que os poderosos da moda moda nacional desçam do salto para pensar em algo juntos, ou o mais próximo possível.
É a hora de reinventar uma nova e mais profissional moda nacional.
Fábio Monnerat
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