quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Montblanc Celebra 110 Anos com Edição Limitada de Relógio de Bolso

O tradicional relógio-pocket ganha versão em ouro branco acrescida de uma grande complicação: o turbilhão cilíndrico, que aumenta a precisão 

Nada como surpreender com um lançamento que expressa a mais alta expertise relojoeira com refinamento luxuoso. É o que está fazendo a Montblanc, para celebrar seus 110 anos de fundação. A Maison escolheu homenagear a era de ouro das viagens através do Oceano Atlântico e a máxima precisão de cronômetros marítimos ? símbolos do espírito pioneiro que tem guiado a companhia desde a sua fundação - com uma edição limitada a oito peças do Montblanc Coleção Villeret Tourbillon Cylindrique de Bolso Edição 110 Anos. Como os cronômetros marítimos revolucionários que nortearam os navegadores através do oceano um século atrás, esta edição limitada ??amplia os limites de alta relojoaria, combinando o máximo desempenho com a melhor estética artesanal, incluindo gravações e pinturas esmaltadas Grand Feu feitas à máo. 

O relógio de bolso Montblanc Villeret Tourbillon Cylindrique 110 Anos apresenta algumas das complicações mais inovadores da relojoaria, incluindo um turbilhão com espiral cilíndrica, uma indicação de fuso horário triplo, e uma exibição de hora mundial com ambos os Hemisférios Norte e Sul. A escolha de oito peças para a limitação é em referência ao ano da Manufatura Montblanc de Villeret, a antiga Manufatura Minerva, fundada em 1858. 

O Turbilhão Com Espiral Cilíndrica

Por mais de um século, cronômetros marítimos com espirais cilíndricas representaram a mais alta precisão e confiabilidade, mesmo na mais violenta das tempestades. Embora muito mais complicada de produzir, a sua precisão durante longos períodos de tempo tornou-se um elemento essencial da navegação e sobrevivência no mar, permitindo aos marinheiros determinarem a sua longitude exata em qualquer dado momento. 

Hoje, as espirais cilíndricas continuam a significar máxima precisão. A exemplo de uma mola de balanço convencional, uma mola de balanço cilíndrica é um fio metálico enrolado de forma concêntrica e elástica. No entanto, em vez de ser enrolada em torno de si mesma, as suas voltas individuais são de diâmetro igual e são enroladas uma por cima da outra. Isto elimina a ligeira excentricidade do centro de gravidade.

O desafio para os relojoeiros da Montblanc na fabricação deste balanço foi miniaturizar a espiral cilíndrica, que era, obviamente, muito maior e mais alt em cronômetros marítimos tradicionais. No entanto, graças à perícia dos especialistas da Manufatura Montblanc Villeret foi possível não só fabricar uma miniatura de mola cilíndrica do balanço, mas também incluir duas curvas terminais Phillips. Estas curvas para cima em cada extremidade da mola melhoram significativamente a regularidade da respiração da mola de balanço, aumentando assim ainda mais o isocronismo, o que resultando em maior precisão. 
Poucas manufaturas hoje em dia têm o know-how e habilidade para fabricar as suas próprias rodas de equilíbrio e espirais, como a Montblanc. É graças aos 158 anos de expertise da Maison em alta relojoaria que foi possível desenvolver uma esta espiral cilíndrica tão técnica para a Montblanc Coleção Villeret Tourbillon Cylindrique Pocket Watch 110 Anos Edição de 8 peças. 


A Indicação de Fuso Horário Triplo

O calibre de corda manual com turbilhão de 1 minuto MB M 68.40 - com seus 281 componentes (91 componentes para o turbilhão cilíndrico e 77 para a complicação de hora mundial) e reserva de marcha de 48 horas - apresenta uma série de funções sem precedentes, incluindo uma indicação de zona de tempo tripla. O horário local é representado por dois ponteiros de ouro rosé 18K e o tempo de casa (a cidade de residência do usuário) é indicado por um ponteiro na forma flor-de lis que desliza em torno de uma bússola tridimensional de 12 horas localizada na posição ?12? horas. Para indicar a hora mundial, um par de globos tridimensionais representam os 24 fusos horários nos Hemisférios Norte e Sul, juntamente com a passagem dos dias e noites.

A indicação de hora mundial 24 horas e os indicadores dia/ noite fazem uma rotação completa em 24 horas ao redor dos globos fixos. O disco para o Hemisfério Norte gira no sentido horário, onde o seu homólogo no Hemisfério Sul se torna anti-horário. Esta configuração permite uma visualização instantânea do dia e noite em ambos os lados do mundo. Com o auxílio dos meridianos de longitude, o usuário pode ler a hora atual em qualquer parte desejada do mundo, seguindo o visor de hora mundial 24 horas sobre os dois discos.

Operando o Relógio de BolsoOs indicadores do relógio de bolso Montblanc Coleção Villeret Tourbillon Cylindrique Edição 110 Anos ? Limitada 8 peças podem ser ajustados através da coroa e dos dois corretores que estão localizados no flanco da caixa às ?2? e ?10? horas. Depois de puxar a coroa para fora, o proprietário pode definir o horário local e, simultaneamente, ajustar a exibição de hora mundial nas escalas de 24 horas dos dois globos. 

Os corretores correspondentes na caixa são utilizados para o ajuste fino do horário local no centro e o tempo de casa (hometime) na bússola localizada às ?12? horas, que funciona junto com o horário local. Uma vez que todos os indicadores foram corretamente sincronizados, uma nova hora local em um fuso horário diferente pode ser definida simplesmente pressionando o corretor loalizado em ?2? horas. Este corretor avança apenas o ponteiro das horas em incrementos de uma única hora. Isto não afeta os minutos, que são mostrados partir do centro do mostrador, nem altera o tempo de casa às ?12? horas ou os dois displays ao redor dos globos. Ao viajar, o usuário só tem de pressionar o corretor em ?2? horas até que o novo fuso horário local seja atingido, sem afetar as outras indicações. Esta correção simples permite que o usuário leia a hora local no centro, o tempo de casa na bússola às 12 horas, e o tempo em qualquer outro lugar no mundo, simplesmente olhando para os dois discos de 24 horas ao redor dos hemisférios.


A Estética do Mostrador

Construído em partes diferentes e em diferentes níveis, o sofisticado mostrador apresenta uma série de decorações artesanais tradicionais. Começando com o turbilhão às 6 horas, esta intrincada alta complicação chama a atenção para o relógio, graças ao seu arco tridimensional e turbilhão com pontes convexas, que são ligeiramente curvadas para coincidir com os contornos dos globos. É preciso mais do que duas semanas apenas para polir manualmente o bezel e o topo da ponte de aço inoxidável, uma arte que apenas alguns relojoeiros ainda realizam atualmente de forma artesanal. Um pedaço de aventurine fornece um cenário dramático para o turbilhão, acentuando a sua presença ainda mais. E os detalhes não param por aí: por trás da gaiola do turbilhão, Montblanc decidiu decorar o prato principal com um padrão circular granulado tradicional, um know-how raro, que ainda é feito à mão na Manufatura Montblanc em Villeret usando métodos tradicionais. 


Os dois hemisférios também são de particular interesse, uma vez que foram criados usando uma combinação de gravura e pintura em miniatura que mostra os continentes em relevo com seus contornos, fronteiras, longitude e latitude, mares e oceanos. Os nomes das 24 cidades em ambos os Hemisférios (Norte e Sul) são indicados em um flange de cúpula que rodeia o mostrador, juntamente com uma faixa precisa de minutos embelezada com índices, losangos e triângulos aplicados, banhados a ouro rosé. Outras características notáveis ??incluem uma bússola tridimensional de 12 horas feita de quatro partes de ouro rosé 18K chanfradas a mão que indicam o tempo de casa (hometime) com um ponteiro azulado flor-de-lis, e ponteiros de horas e minutos de ouro rosé 18K que indicam a hora local.


O Movimento

A arte do gravador continua na parte de trás do movimento de corda manual calibre MB M 68.40, que está em exibição plena no verso da grande caixa. A mesma experiência de gravura manual é utilizada nas pontes artesanais que também foram decoradas com este padrão de onda. As ondas que decoram a parte inferior do movimento são relativamente calmas, mas eles ficam cada vez mais agitadas em direção ao topo do calibre, prestando homenagem ao pioneirismo dos navios a vapor que cruzaram o perigoso oceano Atlântico no início do século 20. O movimento de corda manual é decorado ainda com uma placa principal horizontal acetinada, pontes tradicionais, que apresentam a forma pomme, ângulos internos, lapidação requintada, um selo com o número do calibre gravado à mão decorado com esmalte preto, e uma lingueta de espelho polido com a seta Minerva acabada à mão -tudo isso ampliando os limites da estética relojoaria tradicionais. Detalhes da Caixa



A caixa de puro branco polido com 60 mm também é uma obra de arte com a sua forma de calhau, que é uma reminiscência dos requintados relógios do início do século 19. A manilha de cinco lados corresponde ao desenho da fixação da corrente de ouro branco 18K e cada elo da corrente apresenta o "M" de Montblanc em um design elegante de refinamento estético. Na caixa, esmalte Grande Feu preto destaca os numerais romanos para o máximo de legibilidade, enquanto outro esmalte Grande Feu preto decora o verso da caixa. A arte de esmaltagem na relojoaria remonta ao século 17 e foi usada historicamente na Manufatura Minerva para os mostradores de seus cronômetros e cronógrafos. O uso de esmalte preserva este ofício raro que requer o domínio de talentos artísticos altamente desenvolvidos e habilidades técnicas. Completando a caixa está uma tradicional coroa de ranhuras com um emblema Montblanc em relevo às 12 horas. O número da limitação da edição aparece no verso da caixa, gravado à mão, como uma referência a esta edição limitada altamente exclusiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com

Follow by Email