sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Montblanc apresenta projeto em homenagem a Nelson Mandela

Há um ano, em 5 de dezembro, o mundo perdia Nelson Mandela, um dos maiores pacifistas do século XX, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1994. Para imortalizar as palavras desse grande líder sul-africano, Montblanc apresenta o projeto cinematográfico "Power of Words - O Poder das Palavras", uma parceria com o Tribeca Film Institute ® (TFI) e a Fundação Nelson Mandela. Esta iniciativa inspira cineastas a explorar o legado deixado por escrito de figuras influentes, utilizando o cinema como ferramenta de educação. Em seu ano inaugural, a série tem um olhar para os ensinamentos e escritos de Nelson Mandela como inspiração.

A estreia do primeiro curta-metragem ocorreu no auditório Inner City em Cidade do Cabo, África do Sul, no final de novembro. Cinco equipes de cineastas interpretaram uma seleção de citações de Nelson Mandela através do cinema, filmaram e editaram os curtas-metragens com base nas palavras do líder sul-africano. O renomado fotojornalista Steve McCurry foi especialmente convidado para traduzir as palavras de Mandela em imagens, criando uma exposição fotográfica inspirada no projeto. A mostra vai abrir a temporada de verão da Fundação Nelson Mandela, em 2015.

O projeto "Power of Words - O Poder das Palavras" foi lançado pela Montblanc em abril de 2013. Em parceria com a Times Square Alliance, um vídeo de curta-metragem dirigido por Nabil Elderkin foi projetado em icônica Times Square, em Nova York, todas as noites, pouco antes da meia-noite, por um mês. O projeto "Power of Words - O Poder das Palavras" reúne uma nova geração de cineastas que se inspiraram nas palavras icônicas deste líder visionário e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, dando uma nova interpretação e significado à visão e ao legado de Mandela. 

Os diretores selecionados para trazer as palavras de Mandela à vida ao longo dos últimos seis meses são: Mira Nair, Ramin Bahrani, Eva Weberand James Marsh, Hank Willis Thomas e Nabil Elderkin.  Cinco participantes da TFI Tribeca Film Fellows® - programa dedicado a estudantes do ensino médio e universitários que completaram uma bolsa de um ano, através do Instituto - foram escolhidos para trabalhar em parceria com os cineastas estabelecidos para produzir os curtas-metragens. A sua participação ressalta a importância de conectar o legado de Mandela às novas gerações. 

"Como empresa enraizada na cultura da escrita, temos o prazer de ver as palavras extraordinárias de uma das figuras mais inspiradoras da história moderna interpretadas no cinema", explica Jérôme Lambert, CEO da Montblanc Internacional. "Nós compartilhamos a crença de Nelson Mandela na importância de palavras significativas e na educação. A sua visão única para a democracia, a paz, a igualdade social e a aprendizagem vivem pelo poder de suas palavras, e esperamos que também através de cada um desses filmes e dos outros virão, inspirados no seu legado".

Coincidindo com a exibição de "Power of Words - O Poder das Palavras" e reforçando a crença da Montblanc na importância das palavras para a humanidade, Em Busca da Verdade  (ou A Cabine da Verdade), uma instalação de  Hank Willis Thomas, bolsista do TFI,  composta de um estande portátil e inflável, foi trazida à Cidade do Cabo. A estrutura, em forma de balão de fala dos desenhos animados, vem recolhendo os depoimentos e comentários de pessoas em todo o mundo desde 2011. Os participantes devem gravar as suas opiniões e pensamentos terminando a frase: "A verdade é ..."; Montblanc convidou os participantes da première e o público para contribuir para a produção de um vídeo em larga escala e expressar seus próprios pensamentos em palavras.

Durante a sua estadia na África do Sul, os convidados do projeto também foram estimulados a visitar a prisão Robben Island, onde Mandela passou 18 dos seus 27 anos de prisão. Foi em sua pequena cela que Mandela continuou a aproveitar o poder das palavras, escrevendo secretamente as páginas de sua autobiografia, dedicou-se a estudar, e encorajou outros detentos a aprender a ler e escrever.

Mandela e Montblanc: Um Vínculo Especial
Durante seus últimos anos, Nelson Mandela construiu um vínculo especial com Montblanc, valorizando a caneta-tinteiro que ele levou consigo em todos os lugares. Sua caneta tornou-se sua companheira leal, e era chamada por ele de  "Caneta Presidencial". Este vínculo é descrito em "Good Morning, Mr. Mandela", um livro de memórias escrito por Zelda la Grange, o assessor leal e secretário particular, citados abaixo:

"Em uma ocasião, ele foi para Sandton City, um grande shopping center na periferia de Johannesburg. Ele estava determinado a comprar uma caneta e o segurança levou-o até a loja Montblanc".

"Até que ficou doente, Madiba usava a caneta no bolso, referindo-se a ela como uma Caneta Presidencial. Era uma caneta-tinteiro que tinha que ser recarregada com tinta regularmente".
 "Madiba tinha muito poucas coisas pessoais que eram "religiosas" para ele. Suas duas canetas, o relógio de pulso, sua carteira vazia, sua pequena vara de marfim e o cordão para os óculos de leitura, bem como seus aparelhos auditivos. O mais importante, é claro, era o seu anel de casamento (...). Esses itens tinham que ser cuidadosamente colocados ao lado de sua cama todas as noites e erma os primeiros itens para os quais olhava ao acordar ". 

Sobre Tribeca Film Institute®(http://www.tribecafilminstitute.org)
O Instituto de Cinema Tribeca forma contadores de histórias para serem catalisadores de mudança em suas comunidades e no mundo. Através de doações e programas de desenvolvimento profissional, TFI apoia um grupo excepcional e diversificado de realizadores e artistas, fornecendo-lhes os recursos necessários para realizar plenamente as suas histórias e se conectar com o público. A programação educativa do Instituto utiliza uma extensa rede comunitária cinematográfica para ajudar estudantes carentes de Nova York a aprender cinema e adquirir as habilidades necessárias para serem cidadãos produtivos e indivíduos criativos no século 21. Com treinamento prático e exposição a filmes socialmente relevantes, o Instituto administra programas para mais de 25 mil estudantes anualmente. TFI foi fundada por Robert De Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff na esteira do 11 de setembro de 2001 e é uma organização sem fins-lucrativos. 

Sobre Montblanc
Há mais de 100 anos Montblanc tem abraçado as tradições de valor duradouro e artesanato requintado.  Os princípios inflexíveis da empresa com o design, estilo, qualidade e trabalho manual lhes permitiu criar coleções que são passados de geração em geração. O icônico emblema Montblanc é um símbolo de excelência - o auge em instrumentos de escrita de luxo, relógios, couro, acessórios, perfumes e óculos de sol - e a Maison tem mantido um compromisso duradouro de incentivar a excelência através do avanço cultural. Montblanc tem suas raízes na cultura escrita e, portanto, vê esse próprio compromisso cultural como uma obrigação especial. Através de várias atividades internacionais, a empresa faz uma contribuição criativa para a vida cultural moderna: a própria Montblanc escreve um pequeno pedaço da história cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Über Fashion

O Über Fashion existe desde 2009 e tem como publisher o blogger Fábio Monnerat.

O blog ainda conta com colunistas convidados.

O blog é indicado pelo EnModa e pelo curso de Fashion Business da FGV-RIO, já promoveu a abertura do verão de Búzios e faz palestras sobre moda masculina e comunicação de moda em todo o Brasil.

Alguns dos nossos parceiros: Handred, Cavalera, Profuse, Divertees, Poggio, Von Der Volke, Natura, Vichy, La Roche-Posay, Couthe, SkinCeuticals, Joias
Coacci, Sobre Barba,

Sua marca no Über, escreva para: ubermcom@gmail.com