Há
um ano, em 5 de dezembro, o mundo perdia Nelson Mandela, um dos maiores
pacifistas do século XX, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1994. Para
imortalizar as palavras desse grande líder sul-africano, Montblanc
apresenta o projeto cinematográfico "Power of Words - O Poder das
Palavras", uma parceria com o Tribeca Film Institute ® (TFI) e a
Fundação Nelson Mandela. Esta iniciativa inspira cineastas a explorar o
legado deixado por escrito de figuras influentes, utilizando o cinema
como ferramenta de educação. Em seu ano inaugural, a série tem um olhar
para os ensinamentos e escritos de Nelson Mandela como inspiração.
A
estreia do primeiro curta-metragem ocorreu no auditório Inner City em
Cidade do Cabo, África do Sul, no final de novembro. Cinco equipes de
cineastas interpretaram uma seleção de citações de Nelson Mandela
através do cinema, filmaram e editaram os curtas-metragens com base nas
palavras do líder sul-africano. O renomado fotojornalista Steve McCurry
foi especialmente convidado para traduzir as palavras de Mandela em
imagens, criando uma exposição fotográfica inspirada no projeto. A
mostra vai abrir a temporada de verão da Fundação Nelson Mandela, em
2015.
O
projeto "Power of Words - O Poder das Palavras" foi lançado pela
Montblanc em abril de 2013. Em parceria com a Times Square Alliance, um
vídeo de curta-metragem dirigido por Nabil Elderkin foi projetado em
icônica Times Square, em Nova York, todas as noites, pouco antes da
meia-noite, por um mês. O projeto "Power of Words - O Poder das
Palavras" reúne uma nova geração de cineastas que se inspiraram nas
palavras icônicas deste líder visionário e vencedor do Prêmio Nobel da
Paz, dando uma nova interpretação e significado à visão e ao legado de
Mandela.
Os
diretores selecionados para trazer as palavras de Mandela à vida ao
longo dos últimos seis meses são: Mira Nair, Ramin Bahrani, Eva Weberand
James Marsh, Hank Willis Thomas e Nabil Elderkin. Cinco participantes
da TFI Tribeca Film Fellows® - programa dedicado a estudantes do ensino
médio e universitários que completaram uma bolsa de um ano, através do
Instituto - foram escolhidos para trabalhar em parceria com os cineastas
estabelecidos para produzir os curtas-metragens. A sua participação
ressalta a importância de conectar o legado de Mandela às novas
gerações.
"Como
empresa enraizada na cultura da escrita, temos o prazer de ver as
palavras extraordinárias de uma das figuras mais inspiradoras da
história moderna interpretadas no cinema", explica Jérôme Lambert, CEO
da Montblanc Internacional. "Nós compartilhamos a crença de Nelson
Mandela na importância de palavras significativas e na educação. A sua
visão única para a democracia, a paz, a igualdade social e a
aprendizagem vivem pelo poder de suas palavras, e esperamos que também
através de cada um desses filmes e dos outros virão, inspirados no seu
legado".
Coincidindo
com a exibição de "Power of Words - O Poder das Palavras" e reforçando a
crença da Montblanc na importância das palavras para a humanidade, Em Busca da Verdade (ou A Cabine da Verdade),
uma instalação de Hank Willis Thomas, bolsista do TFI, composta de um
estande portátil e inflável, foi trazida à Cidade do Cabo. A estrutura,
em forma de balão de fala dos desenhos animados, vem recolhendo os
depoimentos e comentários de pessoas em todo o mundo desde 2011. Os
participantes devem gravar as suas opiniões e pensamentos terminando a
frase: "A verdade é ..."; Montblanc convidou os participantes da
première e o público para contribuir para a produção de um vídeo em
larga escala e expressar seus próprios pensamentos em palavras.
Durante
a sua estadia na África do Sul, os convidados do projeto também foram
estimulados a visitar a prisão Robben Island, onde Mandela passou 18 dos
seus 27 anos de prisão. Foi em sua pequena cela que Mandela continuou a
aproveitar o poder das palavras, escrevendo secretamente as páginas de
sua autobiografia, dedicou-se a estudar, e encorajou outros detentos a
aprender a ler e escrever.
Mandela e Montblanc: Um Vínculo Especial
Durante
seus últimos anos, Nelson Mandela construiu um vínculo especial com
Montblanc, valorizando a caneta-tinteiro que ele levou consigo em todos
os lugares. Sua caneta tornou-se sua companheira leal, e era chamada por
ele de "Caneta Presidencial". Este vínculo é descrito em "Good
Morning, Mr. Mandela", um livro de memórias escrito por Zelda la Grange,
o assessor leal e secretário particular, citados abaixo:
"Em
uma ocasião, ele foi para Sandton City, um grande shopping center na
periferia de Johannesburg. Ele estava determinado a comprar uma caneta e
o segurança levou-o até a loja Montblanc".
"Até
que ficou doente, Madiba usava a caneta no bolso, referindo-se a ela
como uma Caneta Presidencial. Era uma caneta-tinteiro que tinha que ser
recarregada com tinta regularmente".
"Madiba
tinha muito poucas coisas pessoais que eram "religiosas" para ele. Suas
duas canetas, o relógio de pulso, sua carteira vazia, sua pequena vara
de marfim e o cordão para os óculos de leitura, bem como seus aparelhos
auditivos. O mais importante, é claro, era o seu anel de casamento
(...). Esses itens tinham que ser cuidadosamente colocados ao lado de
sua cama todas as noites e erma os primeiros itens para os quais olhava
ao acordar ".
Sobre Tribeca Film Institute®(http://www. tribecafilminstitute.org)
O
Instituto de Cinema Tribeca forma contadores de histórias para serem
catalisadores de mudança em suas comunidades e no mundo. Através de
doações e programas de desenvolvimento profissional, TFI apoia um grupo
excepcional e diversificado de realizadores e artistas, fornecendo-lhes
os recursos necessários para realizar plenamente as suas histórias e se
conectar com o público. A programação educativa do Instituto utiliza uma
extensa rede comunitária cinematográfica para ajudar estudantes
carentes de Nova York a aprender cinema e adquirir as habilidades
necessárias para serem cidadãos produtivos e indivíduos criativos no
século 21. Com treinamento prático e exposição a filmes socialmente
relevantes, o Instituto administra programas para mais de 25 mil
estudantes anualmente. TFI foi fundada por Robert De Niro, Jane
Rosenthal e Craig Hatkoff na esteira do 11 de setembro de 2001 e é uma
organização sem fins-lucrativos.
Sobre Montblanc
Há
mais de 100 anos Montblanc tem abraçado as tradições de valor duradouro
e artesanato requintado. Os princípios inflexíveis da empresa com o
design, estilo, qualidade e trabalho manual lhes permitiu criar coleções
que são passados de geração em geração. O icônico emblema Montblanc é
um símbolo de excelência - o auge em instrumentos de escrita de luxo,
relógios, couro, acessórios, perfumes e óculos de sol - e a Maison tem
mantido um compromisso duradouro de incentivar a excelência através do
avanço cultural. Montblanc tem suas raízes na cultura escrita e,
portanto, vê esse próprio compromisso cultural como uma obrigação
especial. Através de várias atividades internacionais, a empresa faz uma
contribuição criativa para a vida cultural moderna: a própria Montblanc
escreve um pequeno pedaço da história cultural.
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