Como parte da celebração de seus 50 anos, o Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta a mostra "Di Humanista" com obras que mostram diversas de suas facetas e ressaltam suas interpretações da paisagem social do Brasil
Expoente da arte brasileira e um dos articuladores da Semana de 22, Emiliano Di Cavalcanti era famoso por sua ousadia estética, perícia técnica, riqueza de cores e exploração de temas do cotidiano. A mostra "Di Humanista" apresenta 67 obras e diversas facetas de seu trabalho, dirigindo seu olhar para as pessoas comuns como trabalhadores, homens e mulheres realizando atividades cotidianas.
Algumas de suas grandes influências foram Olavo Bilac, Machado de Assis e José do Patrocínio e, juntamente com Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Graça Aranha, Di Cavalcanti se tornou um dos mais ilustres representantes do modernismo brasileiro. Seu grande diferencial era contar o que via e vivia em sua obra, fosse através de desenho, pintura ou caricatura, capturando através de um olhar sincero a vida da sociedade no seu tempo.
E é exatamente para homenagear sua alma humanista, que a exposição é dividida em núcleos ilustrando suas paixões e interesses como Vida Real, Mulheres, Boemia e Carnaval, Gente (Trabalhadores e Famílias) e Política. "Essa atitude contribui para inaugurar a gênese do Brasil Moderno, mobilizando artistas, intelectuais e certa elite abastada a pensar e definir nossa identidade social", afirma Katia canton, curadora da exposição. Entre os destaques, estão as obras "Nazismo, Plutocracia, Opressão", "Pescadores" e "O Beijo". Vale a visita!
"Di Humanista" Até 27/10/2013
MAC USP - Av. Pedro Álvares Cabral, 1301, São Paulo
Terça a domingo, das 10 às 18h, entrada gratuita
http://www.mac.usp.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário