Trata-se de um exame avançado e minucioso do couro cabeludo, que deve ser realizado pelo dermatologista e é capaz de identificar, precocemente, uma série de doenças inflamatórias antes mesmo de os sintomas apareceram, como vermelhidão, descamação e queda.
Segundo a Dra. Danielle Aguiar, responsável pelo Centro de Tratamento Capilar Paula Bellotti, no Leblon/RJ, “a dermatoscopia digital é capaz de aumentar em até 100 vezes a imagem do couro cabeludo, identificando se uma queixa de queda acentuada dos fios é alopécia androgenética isolada (calvície), associada a eflúvio telógeno (quando é causada por outros motivos) ou, até mesmo, alguma outra condição patológica do couro cabeludo, como o líquen plano pilar, uma doença de origem inflamatória”.
Cada uma dessas condições - que podem afetar homens e mulheres de todas as idades - requer tratamento específico e, quanto mais cedo forem identificadas as causas, mais rápido o tratamento surte efeito.
“Além de ajudar no diagnóstico preciso e precoce, a Dermatoscopia serve ainda para o médico acompanhar a resposta do paciente às terapias com lasers, medicamentos tópicos e/ou orais”, explica Dra. Danielle Aguiar, que também é membro-titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e médica-preceptora do Ambulatório do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay - Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
Serviço | Clínica Dermatológica Paula Bellotti:
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 141/3º andar – Leblon/RJ
Tel.: (21) 2294.9514
Site: www.paulabellotti.com.br
Instagram: @clínicapaulabellotti
Facebook: https://www.facebook.com/paulabellotti
Nenhum comentário:
Postar um comentário