terça-feira, 13 de setembro de 2016

Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética divulga resultados de 2015


A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (International Society Of Aesthetic Plastic Surgery – ISAPS, em inglês) divulgou os dados, obtidos a partir de entrevistas com mais de 35 mil cirurgiões plásticos membros da entidade. A toxina botulínica A continua sendo o procedimento mais feito entre o público masculino e feminino, com mais de 4.6 milhões de aplicações realizadas ao redor do mundo em 2015.

Outro procedimento estético injetável popular, o preenchimento facial com ácido hialurônico, cresceu 6,5% de 2014 para 2015. O aumento de mamas (mamoplastia) continua a ser o procedimento cirúrgico mais procurado entre as mulheres, com ascensão de 10,4%, quando comparado ao ano anterior. Entre os homens, a cirurgia mais requisitada foi nas pálpebras (blefaroplastia).

O país com o maior número de procedimentos foi os Estados Unidos com 1.4 milhão de cirurgias e 2.6 milhões de procedimentos estéticos não cirúrgicos. O Brasil vem em segundo lugar com 1.2 milhão de cirurgias e 1.1 milhão de procedimentos estéticos não cirúrgicos. Outros países que mereceram destaque são Coréia do Sul, Índia, México, Alemanha, Colômbia, França e Itália. Os Estados Unidos também lideram o ranking da quantidade de cirurgiões plásticos, são 6.500 médicos. Em seguida, novamente, vem o Brasil com 5.500 e a China em terceiro lugar, com 2.800.

As mulheres foram 85,6% do total de pacientes com 18 milhões de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos não cirúrgicos realizados no mundo. “As pacientes normalmente buscam jovialidade e beleza, querem um bom contorno corporal e faces mais harmônicas e perfeitas. Buscam o resgaste de autoestima. Não impõem restrições ao tipo ou ao número de procedimentos, preocupam-se sempre em obter os melhores resultados, com alto grau de exigência”, afirma o cirurgião plástico brasileiro Dr. Ricardo Boggio. Além do já mencionado aumento de mamas, as cirurgias mais requisitadas foram lipoaspiração, pálpebra (blefaroplastia), abdominoplastia e nariz (rinoplastia). Segundo o Dr. Boggio, a inclusão de prótese de mama corresponde a 30% das cirurgias realizadas por ele.

Os homens fizeram três milhões de cirurgias plásticas e procedimentos não cirúrgicos, representando 14,4% do total. Os procedimentos mais procurados, além da blefaroplastia, foram lipoaspiração, redução de ginecomastia (condição que faz com que a mama masculina se desenvolva), rinoplastia, enxerto de gordura e cirurgia na orelha. De acordo com o cirurgião plástico, é possível notar um aumento na presença de homens em seu consultório, eles representam hoje cerca de 20% dos seus pacientes para tratamentos não invasivos, principalmente toxina botulínica e 18% para cirurgias.

“Quando procuram pelos procedimentos não cirúrgicos, a intenção dos homens é parecer mais jovens. Desejam atenuar os sinais do envelhecimento, no entanto, sem o estigma de terem sido submetidos a algum tratamento. Buscam resultados naturais e discretos. Em relação às cirurgias, ao procurar o cirurgião plástico relatam estar preocupados com a qualidade de vida, com a influência da aparência na atividade profissional e autossatisfação”, detalha o médico.

Na opinião do Dr. Boggio, o ideal seria conciliar injetáveis (toxina botulínica A e preenchedores) e cirurgias faciais. “O emprego dos injetáveis em pacientes jovens, no início do processo de instalação dos sinais de envelhecimento, minimizam a importância destes, mantendo a face em harmonia para a faixa etária que o paciente se encontra. Em faces mais maduras, em que a cirurgia pode ainda esperar, os injetáveis atenuam os sinais do envelhecimento e restauram a harmonia facial. No entanto, quando a indicação cirúrgica é clara, entendo que o lifting passa ser mandatório e que os injetáveis proporcionam acabamento ao procedimento cirúrgico, sendo indispensáveis para o resultado final. Costumo comparar esta indicação à construção civil, a cirurgia plástica corresponde a fase estrutural da obra e os injetáveis e demais procedimentos não-cirúrgicos, ao acabamento”, conclui.

Sobre a Allergan

Allergan plc (NYSE: AGN), com sede em Dublin, na Irlanda, é uma empresa farmacêutica global, diferenciada e líder em um novo modelo de indústria – o Growth Pharma. A Allergan é focada no desenvolvimento, na fabricação e na comercialização de produtos farmacêuticos de marca inovadores, medicamentos isentos de prescrição e genéricos de alta qualidade, além de produtos biológicos para pacientes em todo o mundo.

A Allergan comercializa um portfólio de produtos de excelência que oferecem tratamentos valiosos para o sistema nervoso central, saúde ocular, medicina estética, gastroenterologia, saúde da mulher, urologia e categorias terapêuticas cardiovasculares e anti-infecciosas, operando o terceiro maior negócio global de genéricos do mundo, oferecendo aos pacientes ao redor do mundo um maior acesso a medicamentos financeiramente acessíveis e de alta qualidade.

Com operações comerciais em aproximadamente 100 países, a Allergan tem o compromisso de trabalhar com médicos, profissionais de saúde e pacientes para proporcionar tratamentos inovadores e relevantes que ajudem as pessoas ao redor do mundo a viver mais e com mais saúde. 

Sobre o Além da Beleza

O Além da Beleza é uma plataforma de conteúdo da Allergan focada em saúde, bem-estar, beleza, comportamento e variedades. O site combina relatos de experiências individuais com fontes médicas para informar e desmistificar questões relativas a essas editorias e busca incentivar que o leitor descubra o que considera Além da Beleza. Para acessar a plataforma, basta clicar em http://www.alemdabeleza.com.br ou seguir os canais sociais oficiais Facebook e Instagram.

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