Criada há 16 anos com uma proposta pioneira, a linha é revitalizada a partir de novas pesquisas cientificas
Natura Ekos apresenta, em setembro, a revitalização da linha de cuidados pessoais e perfumaria, com novos produtos, formulações e embalagens. A marca que melhor carrega os atributos da Natura revisou seu portfólio a partir da vocação natural dos bioativos da Amazônia, para desenvolver produtos que entregam benefícios cientificamente comprovados e promovem uma conexão dos consumidores com a natureza.
Os óleos e manteigas usados para desenvolver os produtos nos laboratórios da Natura são extraídos de sementes, polpas e folhas sem o uso de processos químicos, o que mantém as propriedades funcionais das matérias-primas vegetais. Os bioativos de Pitanga, Maracujá, Açaí, Cumaru, Buriti, Andiroba, Castanha, Ucuuba e Murumuru proporcionam benefícios únicos e cientificamente comprovados para diferentes cuidados com o corpo, cabelos e perfumaria.
“Natura Ekos é referência em inovação e sustentabilidade há mais de 15 anos, com um modelo de negócios que gera e compartilha beleza e benefícios para todos os envolvidos - a floresta, a comunidade fornecedora, o consumidor e a empresa. Com esta revitalização, investimos em pesquisa e tecnologia para desenvolver produtos a partir dos bioativos puros da Amazônia que levem ao consumidor o máximo potencial de cada ativo”, explica Claudia Pinheiro, diretora de marketing de cuidados pessoais da Natura.
Entre as inovações, está a reformulação completa da linha de Buriti, que agora é formada por produtos de proteção solar, como o primeiro protetor solar em óleo da indústria brasileira. A nova linha aproveita o melhor do óleo de buriti, que possui altos índices de betacaroteno e propriedades antioxidantes. Outra novidade é o bioativo Cumaru, que apresenta às consumidoras uma colônia feminina com extrato aromático presente nas sementes dos frutos desta árvore nativa da Amazônia, com uma fragrância delicada, de notas quentes.
Os frascos de plástico utilizados no portfólio passam a ser desenvolvidos 100% a partir de material reciclado pós-consumo. As novas embalagens resultam em um reaproveitamento anual de 48 toneladas de papel e de seis milhões de garrafas PET que seriam descartadas após o uso, reduzindo a geração de resíduos.
Para cada benefício, um bioativo específico
Há mais de quinze anos, Natura Ekos pesquisa os benefícios proporcionados pela biodiversidade brasileira e, nesse relançamento, apresenta a vocação de cada ativo. “A revitalização da linha chancela cientificamente os atributos de cada bioativo. Temos um vasto horizonte de possibilidades ainda pela frente. Por isso, estamos sempre atentos a novas oportunidades que nossas pesquisas proporcionam e às necessidades dos consumidores”, explica Alessandro Mendes, diretor de desenvolvimento de produtos da Natura.
A partir do relançamento, os produtos são organizados de acordo com suas propriedades e suas características – perfumísticas e terapêuticas, leves e fluídas.
PITANGA – Símbolo da tropicalidade brasileira, a pitanga possui folhas que exalam um perfume suave. Delas, é extraído o óleo essencial de pitanga, que revela notas vibrantes e frescas e deixam a pele mais perfumada e radiante. Novo na linha, o Mousse Hidratante Desodorante Corporal Pitanga tem textura leve, hidratação por até 24 horas e ação desodorante, deixando a pele delicadamente perfumada com uma sensação incrível de frescor.
MARACUJÁ – O pé de maracujá possui flores grandes e vistosas, sendo uma das plantas mais exuberantes das florestas do Brasil. O óleo é extraído de suas sementes dos frutos, que antes eram descartadas pela indústria produtora de sucos e polpas. Possui propriedades emolientes com alta concentração de ácidos graxos essenciais que hidratam e acalmam a pele, suavizando as agressões externas. O Óleo Corporal Trifásico Maracujá possui textura levíssima que realça o tom natural da pele e a deixa macia e agradavelmente perfumada.
AÇAÍ – Símbolo de energia e vitalidade para a população amazônica, o açaí é importante fonte de renda para a comunidade local. O óleo de açaí é rico em fitoesteróis, que revitalizam a pele, deixando-a com aspecto saudável. A nova Polpa hidratante para mãos Açaí promove revitalização imediata e prolongada das mãos, com textura leve e rápida absorção, deixando as mãos macias e delicadamente perfumadas.
BURITI – Em suas pesquisas, a Natura encontrou no buriti altos índices de betacaroteno com propriedades antioxidantes, que ajudam a proteger a pele dos efeitos nocivos do sol e a desacelerar o fotoenvelhecimento. Do fruto da palmeira do buriti, extraímos o óleo que deu origem ao Óleo Protetor Solar de Buriti FPS 30/UVA, com toque seco e que auxilia na hidratação intensiva da pele. Com textura macia e agradável, a Polpa Protetora Labial Buriti FPS15 protege os lábios contra raios UVA e UVB e hidrata por até 8 horas. O Sabonete Líquido em Óleo limpa suavemente e forma um filme protetor que evita a perda de água da pele. Excelente pós-sol, a Polpa Hidratante Desodorante Corporal Buriti completa a linha com textura leve e sedosa e evita o ressecamento da pele.
CUMARU – Novidade entre os bioativos de Ekos, o Cumaru é uma árvore bela e alta, nativa da floresta amazônica. De suas sementes, exala um perfume único de onde se obtém o extrato de Cumaru, que possui notas quentes e ricas. Ekos desenvolveu o Frescor Cumaru, que perfuma delicadamente, com uma assinatura feminina e envolvente.
CASTANHA – Considerada a rainha da floresta, a castanheira é fornecedora de uma das principais fontes de proteína das comunidades amazônicas, gerando sustento para animais e seres humanos. Em estudos desenvolvidos em laboratórios da Natura, constatou-se que o óleo da castanha, rico em ômega-6 e ômega-9, nutre profundamente a pele, estimulando a produção de proteínas estruturantes até as camadas mais profundas. O Leite Hidratante Corporal Castanha é síntese dos benefícios do bioativo: nutre e hidrata a pele profundamente, melhorando a elasticidade e a sensação de firmeza, com textura cremosa e aveludada.
ANDIROBA – A andirobeira é uma das árvores mais populares da floresta e guarda em suas sementes um óleo dourado, o remédio caseiro mais vendido em toda a Amazônia e popularmente conhecido pelo seu poder terapêutico. Rica em limonóides e terpenos, a andiroba recupera a pele e equilibra os mecanismos de defesa, sendo perfeita para delicadas massagens que são capazes de restaurar a pele. Pensando nesse efeito, Ekos traz o novo Gel-Creme Desodorante para Pernas e Pés Andiroba, que proporciona refrescância imediata, alivia a sensação de cansaço nas pernas e pés e, aliado à massagem, reduz o inchaço.
MURUMURU – Para os cabelos, com forte poder hidratante, há a manteiga de murumuru. Ela preenche as camadas mais profundas dos fios, com os ácidos graxos de cadeia curta, e alinham as cutículas capilares, com os ácidos graxos de cadeia longa, reconstruindo os fios na medida certa. A Manteiga Concentrada Murumuru promove o alinhamento das cutículas, devolvendo a elasticidade natural do cabelo, com sensação de maciez e hidratação profunda.
UCUUBA – A ucuuba é uma árvore da Amazônia muito procurada por sua madeira, utilizada para fabricação de cabos de vassoura e ripas de telhado, mas suas sementes guardam o que ela tem de mais precioso: uma manteiga leve e com alto poder de reparação da pele. A manteiga de ucuuba, com toque seco e rica em trimiristina, promove uma reparação profunda e estimula a produção de colágeno e elastina, componentes fundamentais da estrutura da pele. Esses benefícios estão presentes na Manteiga Reparadora para corpo e áreas ressecadas Ucuuba, que promove hidratação por até 48 horas, com rápida absorção.
Os produtos estarão disponíveis para venda a partir do dia 9 de setembro, com os Consultores Natura, na Rede Natura e nas Lojas Natura em São Paulo – no Morumbi Shopping e Shopping Villa Lobos.
Modelo de Negócio Inclusivo e Sustentável
Por meio da parceria com comunidades da Amazônia fornecedoras dos bioativos, o modelo de negócios inclusivo e sustentável de Ekos contribui para a geração de impactos sociais e ambientais positivos. Ao mostrar que a floresta vale mais em pé do que derrubada, Ekos é a marca que melhor materializa em seus produtos os esforços do Programa Amazônia, criado pela Natura em 2011, com o objetivo de movimentar a economia de floresta em pé. Desde a implementação do programa, em 2011, até o primeiro semestre de 2016, o volume de negócios acumulado da Natura na Pan-Amazônia somou R$ 867 milhões.
Mesmo antes do lançamento, em 2015, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), Ekos já atuava em diversas frentes para fazer do mundo um lugar melhor para se viver. O modelo de negócios da linha contribui com 15 dos 17 ODS, especialmente para o Objetivo 15 (Vida na Terra). A Natura trabalha com associações e cooperativas que reúnem mais de 2 mil famílias de 32 comunidades, a maioria da Amazônia, buscando proteger, recuperar e promover o uso sustentável das florestas, detendo e revertendo a degradação da terra e a perda da diversidade.
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