Os jovens brasileiros nunca estiveram tão conectados aos dispositivos móveis. Mais do que isso, a maioria deles já não consegue separar o ambiente online do universo off-line, sendo que este comportamento reflete naturalmente nos hábitos de consumo. Essa realidade é o tema central pesquisa “Jovem Mobile.BR”, criada pela E.life a pedido da empresa de pagamentos móveis Pagtel.
O estudo foi realizado entre os meses de maio e junho deste ano, com cerca de 530 jovens brasileiros de 18 a 30 anos. A ideia da pesquisa é entender como este público se relaciona com as ferramentas dos dispositivos móveis e como os jovens se comportam perante o mercado que se estabeleceu em torno destes aparelhos, como m-commerce, consumo de mídia e mobile payment.
O estudo foi realizado entre os meses de maio e junho deste ano, com cerca de 530 jovens brasileiros de 18 a 30 anos. A ideia da pesquisa é entender como este público se relaciona com as ferramentas dos dispositivos móveis e como os jovens se comportam perante o mercado que se estabeleceu em torno destes aparelhos, como m-commerce, consumo de mídia e mobile payment.
Em números absolutos, o estudo revelou que 95,6% dos participantes já possuem smartphones e 51,7% têm seus próprios tablets. Além disso, 48,7% dos jovens já concretizaram uma transação financeira por meio de tablet e 27,4% por celular.
Segundo Thais Bento, analista de mercado da E.life, o consenso geral obtido pela pesquisa mostra que os jovens estão em busca de integração. “Eles já são usuários multi-telas, e não diferenciam mais o online do off-line. Esse comportamento é uma oportunidade para que as marcasse aproxime deste público”, explica.
Barreiras para crescer
Apesar do lado positivo, quanto a utilização de mobile para consumo apontado na pesquisa, o estudo revela que os jovens ainda enxergam algumas barreiras para utilizarem ainda mais os dispositivos móveis como meio de consumo. Dentre os principais entraves apontados para a realização de uma compra pelo celular estão fatores como insegurança, falta de usabilidade e falta de integração entre as plataformas.
Segundo 38% das pessoas entrevistadas, as plataformas não possuem usabilidade adequada para celular. Além disso, 25% dos jovens disseram que a falta de segurança ainda incomoda na hora da compra. Para Thais, os jovens estão prontos para consumir, mas as plataformas ainda precisam melhorar. “O comportamento mostra que a adesão ao mobile continua crescendo e isso com certeza vai fazer parte de um cenário futuro. Portanto as empresas precisam ficar atentas a isso”, comenta.
Por ARTHUR QUEZADA
aquezada@grupomm.com
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