sábado, 12 de dezembro de 2009

"O investidor não enxerga que moda é um valor", diz ex-ministro da Fazenda





A Associação brasileira de estilistas, a ABEST, convidou o ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para uma tarde de conversas sobre Os desafios da indústria da moda no Brasil. Em pauta, o posicionamento do país no mercado externo, a presença de marcas internacionais em solo nacional e as possíveis soluções para fortalecer o mercado.


Segundo Palocci, "o Brasil tem tudo para se situar entre o que é feito na Ásia e a produção europeia", ou seja, ocupar um espaço no mercado em que o produto precisa unir design e custo atraente. Mas, "apesar de algumas grifes já terem entrada lá fora, não há marca de moda brasileira global", disse - de acordo com dados apresentados (de 2007), o país representa apenas 0,1% da exportação mundial.

A falta de articulação das empresas do setor com o governo e investidores também foi apontada como um empecilho para o crescimento. "O investidor não enxerga que aquilo [moda] é um valor", explicou. Por outro lado, os conglomerados (como Inbrands, Restoque, AMC Têxtil) são vistos com bons olhos tanto pelo ex-ministro, como pelos estilistas presentes. "É um mal necessário", diz Roberto Davidowicz, da UMA. "E os grandes grupos são uma tendência na economia, não só em moda", lembrou Palocci.

Ao fim, o ex-ministro deu quatro sugestões para a área:

1. Participar mais do Sistema Moda Brasil - programa lançado em junho pelo governo federal que pretende ser um instrumento de articulação entre as cadeias produtivas relacionadas à moda (têxtil e de confecções; gemas, joias e afins; e couro, calçados e artefatos)

2. Explorar mais a Apex - agência brasileira de promoção de exportações e investimentos

3. Não desistir de negociar com o BNDES - Banco nacional de desenvolvimento econômico e social

4. Ter um esforço de aproximação com os mercados de capitais


Estavam presentes os estilistas Valdemar Iodice, Clô Orozco, da Huis Clos, Roberto Davidowicz, da UMA, Serpui Marie, Cecilia Prado e Antonin Bartos Filho, CEO da Abest.



Fonte:http://chic.ig.com.br/materias/518001-518500/518455/518455_1.html

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