quinta-feira, 24 de março de 2011

O Boticário remodela logotipo - Não Curti

 

O Boticário remodela por inteiro o seu logotipo depois de se olhar no espelho e notar que precisava mostrar para os seus consumidores uma marca mais moderna, na boa, achei bem ruim, não curti a mudança, acho que foi muito investimento pra algo tão fraco e nada sofisticado, como a marca quer ser percebida. Acho que sem aqueles arabescos/rabiscos atrás do B já ia ajudar muito - basta olhar o logo das marcas mais importantes do mundo como Gucci, Chanel, Dior, MAC, Louis Vuitton e Prada, só pra citar algumas... De um modo geral elas buscam fontes simples e atemporais.

A mudança, no entanto, não é apenas uma plástica. O processo começou com um reposicionamento da empresa por inteiro há dois anos. A iniciativa remodelou a comunicação e deu origem ao Grupo Boticário, que hoje abriga também a marca Eudora.

Uma pesquisa foi realizada para entender melhor as consumidoras. Constatou-se, por exemplo, que as mulheres de hoje dão mais importância para as marcas como um diferencial. Outro ponto constatado, agora em um levantamento específico sobre marca desenvolvido no ano passado, apontava que o logotipo não mais expressava a modernidade da marca e de seus produtos. Era a hora de mudar.

 
O novo desenho é também uma plataforma de futuro. Com a identidade atual, O Boticário pretende lançar novos produtos cada vez mais sofisticados, porém, acessíveis à todas as classes. Três novidades já estarão nas prateleiras das mais de três mil lojas para o Dias das Mães, a segunda data mais importante para a marca, perdendo apenas para o Natal. Dois deles têm origem na França.

Os perfumes "Floratta in Rose Belle" e o "in Rose Amour" foram produzidos a partir de fragrâncias originadas por duas rosas exclusivas plantadas no Jardim de Georges Delbard, um dos maiores viveiristas do mundo. Outra novidade é a Garden Collection, uma linha de cremes corporais que combina flores e frutas. As novas fragrâncias trazem embalagens que remetem a um porta-joias, enquanto a Garden Collection vem em estojos.

  O Boticário remodela o logotipo e lança novos produtos
As linhas são limitadas e o investimento no novo logotipo, incluindo a comunicação para o Dia das Mães, é de R$ 40 milhões. A seguir, Miguel Krigsner, fundador do Boticário, Artur Grynbaum, Presidente do Grupo, e Andrea Motta, Diretora de Marketing e Vendas da marca, detalham as novidades em entrevista. Acompanhe.
Muito desse novo logotipo vem da sua inquietação, de querer algo novo. O que motiva o crescimento de O Boticário hoje?

Miguel Krigsner: A nossa trajetória tem mostrado que a cada sete anos nós temos uma necessidade muito grande de renovação. Isso está dentro da alma da empresa, de estar sempre atento, respeitando a mudança que percebemos da consumidora brasileira. Tudo que para tem tendência a decair e é tudo o que não queremos para O Boticário. Há uma cobrança constante para melhorarmos em todos os sentidos desde a qualidade de nosso atendimento até os produtos. É uma busca constante pela inovação.

Temos que pensar o tempo inteiro em se reciclar e não deixar fazer parte da paisagem, ainda mais dentro de um mercado cada vez mais concorrido. A nossa meta é sempre trazer novidades, ouvir as consumidoras e saber quais são as grandes expectativas que elas têm. A própria mudança da mulher nos últimos tempos na sociedade mexe com a sua autoestima e tudo está ligado com a beleza. Temos que acompanhar isso.

Quando vocês viram que O Boticário precisava de uma modernização?

Miguel Krigsner: O mercado brasileiro cresce numa dimensão incrível. Nos últimos anos tivemos 40 milhões de pessoas entrando no mercado de consumo. São consumidores que desejam estar cada vez mais arrumadas e bonitas. Temos essa característica de trabalhar a autoestima e por isso sentimos que era um momento de transformação. As coisas estão mudando muito rápido. Há quatro anos ninguém falava de redes sociais. A comunicação era totalmente diferente. 
Vocês foram um dos primeiros a sofrer esse novo momento, quando uma comunidade no Orkut pedia a volta de um perfume que tinha saído de linha.

Miguel Krigsner: Com as redes sociais, encurtamos os caminhos e acabamos tendo contato direto com o consumidor, sendo capaz de ouvi-lo e saber do que ele está precisando e saber o que devemos fazer para melhorar. O consumidor está cada vez mais exigente e temos que atendê-lo da melhor maneira possível. As pessoas entram na loja querendo saber os lançamentos.
O novo logotipo vai levar a marca para outros territórios, com produtos mais sofisticados?

Artur Grynbaum: Sim, sofisticados, mas acessíveis em preço. O valor vem da qualidade percebida dos produtos. Essa é a evolução que queremos fazer, ampliando o portfólio de produtos porque as consumidoras querem cada vez mais coisas novas. Hoje ela sabe eleger o que lhe cai bem. Não é uma seguidora de moda e tem uma seletividade na escolha dos produtos.

 Esse novo logotipo tangibiliza o reposicionamento de O Boticário. O que vocês viram na pesquisa que foi determinante para esta mudança?

Andrea Motta: Com a nossa evolução, tínhamos que dar atenção também à nossa expressão. Até pensamos em fazer uma adaptação da marca, mas entendemos que ela deveria vir diferente mesmo para marcar o nosso posicionamento.
Terá também uma remodelação de loja?

Andrea Motta: Faremos uma revitalização. O modelo que temos hoje foi lançado em 2007 e terminou agora a reformulação de todas as lojas em 2010. Vamos manter a característica do modelo atual, mas faremos uma revitalização na identidade interna e com o novo logo na fachada.
O novo logotipo pode ser uma plataforma para novos projetos?

Andrea Motta: O consumidor tem uma percepção muito grande sobre a nossa marca. A antiga era muito simples para abraçar o nosso posicionamento atual e a visão que o consumidor tem dela. O que vai permitir agora é ter uma sofisticação maior, mas mantendo sempre a acessibilidade aos nossos produtos.

 As linhas lançadas hoje como edição limitada podem vir a fazer parte do mix de produtos permanentes?

Andrea Motta: Se a aceitação do consumidor for boa, por que não? Fazemos mais de 300 lançamentos por ano. Teremos ainda mais novidades durante o ano para o Dia dos Namorados e para o Natal. Estamos em março e já aprovei o Natal de 2012. Teremos cada vez mais novos produtos. Mas estamos nos preocupando com tudo, desde a central de atendimento ao consumidor até pelo que se passa nas redes sociais. Estamos indo em detalhes, desde o script do atendimento até o texto que vai nas embalagens dos produtos.
Fonte:MundodoMarketing

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