quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Entrevista: A Puro chega ao Brasil e decreta o fim da "caretice" nos tênis

Quem me conhece sabe que amo tênis e já dei várias palestras e entrevistas sobre o tema. E uma das reclamações que mais faço é pelo fato de ainda termos poucas marcas brasileiras que ousam a fazer tênis mais interessantes para os homens. Geralmente é todo mundo fazendo mais ou menos a mesma coisa e nas mesmas cores. As marcas internacionais (Saint Laurent Paris, Givenchy, Pierre Hardy, Lanvin, Butter, Jimmy Choo e Giuseppe Zanotti - só para citar os mais famosos) custam muito caro no Brasil e nem sempre a gente pode viajar para comprar fora - pelo menos não para a maioria dos mortais. 

Enfim, foi só um desabafo... O bacana e mais importante foi descobrir a Puro, uma marca Argentina que acabou de chegar ao Brasil. Eu conversei com a (fofa) Andressa Almeida, responsável pela marca, que nos deu uma entrevista super bacana. Tenho certeza que vocês vão amar a Puro eu já estou apaixonado e quero vários. 



1- Quem é Puro e quem está por trás da marca?  

A Puro é uma marca de bolsas e tênis de coleção criada na terra dos hermanos em 2004. A história do início dela é meio engraçada, na verdade. Tudo começou com a necessidade do Gabriel Pozner (tio materno do Jon) de dar um pouco de graça aos próprios tênis. Nisso ele comprou tinta aerosol para pintá-los, dai veio aquele ímpeto de criar os próprios e com a ajuda da Itati Montechiani, sua namorada na época, teve aulas pra se especializar na área e foi se aprimorando. Logo tinha alguns exemplares feitos e foi vendê-los em feiras de artesanato em Buenos Aires. Em seguida vieram as bolsas, como um complemento aos calçados e não se parou mais! Hoje a marca tem a sua loja própria física (em Palermo), a virtual (http://tienda.zapatillaspuro.com.ar) e vende para outras em atacado espalhadas pela Argentina. Esse ano através de mim e do Jon (que também somos um casal) está "estreando" aqui, com o nome de PURO no Brasil. 

 2 - O Brasil é um país carente de bons tênis com preço acessível, principalmente o público masculino. Vocês acham que a Puro pode entrar nesse espaço e virar uma referência? 

Temos certeza de que sim, e por muitas razões. A marca começou em meio a maior crise econômica vivida pelos argentinos, que estourou em 2001/2002. Os primeiros calçados eram vendidos por 25 dólares nessas mesmas feiras de artesanato que estouraram nos bairros portenhos na época, tudo isso graças a necessidade da população de ganhar a vida de alguma forma em meio a índices altíssimos de desemprego e pobreza. Antes de designers de moda e empresários o Gabi era entregador e a Ita era vendedora numa loja de tecidos, ou seja, eles nunca foram economicamente favorecidos e, por isso, sempre acreditaram que o produto que ofereciam devia ser acessível a classe média como um todo. A ideia é manter preços equivalentes aos da Argentina no Brasil mesmo com as taxas de importação (considerando que não produzimos aqui), mas tendo sempre em foco a qualidade e estilo que são as principais características da Puro.

A respeito dos tênis masculinos é fato que há uma carência de opções no mercado, tanto argentino quanto brasileiro. Por seu idealizador ser um homem a Puro em todas as suas coleções tem um espaço especial voltado para esse público e a tendência é só aumentar, já que desde o começo desse ano a marca começou a criar os seus próprios tecidos, o que permite que surjam ainda mais combinações, cada vez mais únicas e que agradem ainda mais aos homens.

 3 - Quais as novidades da marca para o verão 2014?

 A Puro se renova continuamente, não gosta de esperar a virada das estações pra mudar a cara dos seus produtos. Cada combinação criada (seja de calçado ou bolsa) tem produção limitada entre 100 e 200 peças e assim que acaba surge uma nova para substituí-la, com novos materiais, tecidos, couros e cores. Nesse ritmo são feitas em média seis a oito coleções todos os anos! É uma garantia de variedade e de exclusividade que a marca proporciona aos seus clientes, que costumam adorar esse nosso diferencial! Obviamente algumas tradições são respeitadas e em toda chegada de primavera/verão é lançada uma coleção de sandálias com várias combinações dos nossos modelos: India, Japan, Look e Flaminga. Algumas delas com certeza traremos ao Brasil assim que lançadas na Argentina. Na próxima semana já teremos algumas novidades por aqui e a mais aguardada é o Balboa, um modelo de tênis com um zíper não apenas funcional, mas que abre um bolso interno para pequenos volumes, ideal para a correria do dia a dia nas grandes cidades. Dele virão três combinações: Ronie, Caballero Rojo e Selva, em tamanhos variados e certamente em breve haverão muitas outras!

4 - Onde podemos achar as peças da Puro? 

Na nossa loja virtual http://puronobrasil.lojaintegrada.com.br! Como estamos apenas começando as atividades no país trazemos para cá por hora um número limitado de peças, mas a alternativa a isso é que por sermos os representantes oficiais da marca aqui podemos encomendar outros modelos e combinações diretamente do estoque de Buenos Aires (e pode-se ter ciência do que tem lá visitando a loja virtual argentina) para pessoas que estiverem interessadas! É só entrar em contato com a gente por e-mail: puronobrasil@gmail.com ou na nossa fanpage https://www.facebook.com/PUROnoBrasil!

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