sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Entrevista: Conheça a Monograme - a marca que está "Redefinindo o Básico" no Brasil

Erik Gustavo Luísa Barros e Renato Cesar da Monograme 
 
Eu consegui uma entrevista exclusiva e super fofa com a Luísa Barros, uma das Fundadoras da novata e já badalada Monograme. A gente conversou sobre a história da marca, sobre a visão de mercado, diferencial e os planos para o futuro. Além de muito gentil o povo da
Monograme sabe onde está e tem tudo muito bem definido. A gente adora as peças da marca e amou ter eles aqui no Über Fashion. Curtam o papo...

1-) Como vocês entraram na moda?

Na verdade, somos três designers. Renato foi quem teve a ideia de criar a Monograme, que surgiu de uma necessidade pessoal dele. Ele sentia falta de uma marca, essencialmente, de peças clássicas, porém com um corte mais moderno, clean e de alta qualidade. Eu, mais envolvida com a moda, propriamente dita, desde sempre gostei de criar minhas próprias roupas e de ajudar as minhas amigas e a minha família na hora de se vestir – sempre fui aquela que todo mundo liga pra perguntar o que usar ou pedir opinião e que chama na hora de ir às compras. Com 18 anos fiz faculdade de Design de Moda, e trabalho, oficialmente com moda, há 5 anos. Erik, também sócio e produtor de vídeo, já trabalhou pra outras empresas de moda em suas campanhas, mas, agora, está descobrindo o lado de dentro.


2-) E o nome Monograme? De onde surgiu?

Monograme vem de monograma, uma combinação de letras e elementos gráficos para formar um símbolo único, que pode representar uma pessoa, uma família ou um lugar. A ideia, na qual nos baseamos, foi que ele serve como um logotipo pessoal, uma marca individual ou selo de distinção. E aqui pensamos em cada consumidor como um indivíduo único. Não temos como objetivo massificar a marca expondo neles a nossa logo, só queremos oferecer o melhor produto a quem realmente interessa, sem nenhum tipo de interferência. A substituição do A pelo E foi para dar a sensação de verbo no imperativo. Incentivamos que os nossos consumidores sejam autênticos e cada vez mais eles mesmos.


3-) A marca usa como slogan “Redefinindo o Básico”, como isso transparece na marca?

O conceito de básico, principalmente no Brasil, está muito associado a produtos de menos valor, que assim, como baratinhos, são descartáveis. Não são produtos pensados com atenção especial, normalmente estão em algum cantinho ou misturado a muitas outras peças, em araras, sem nenhum destaque. Acreditamos que as peças clássicas, são essenciais em todo guarda-roupa, porque são a base na construção de um look, e por isso é muito importante que sejam desenvolvidas e pensadas nos mínimos detalhes.


4-) O que seria um diferencial para vocês?

Queremos uma empresa humanizada, tudo que fazemos é pensando no nosso consumidor. Procuramos responder rapidamente aos e-mails e mensagens pessoais no facebook, não queremos nosso cliente com dúvidas ou nenhum tipo de insatisfação. Buscamos uma relação próxima e, na maioria das vezes, somos nós mesmos que respondemos a tudo. Lemos todos os feedbacks, que servem sempre como aprendizado para melhorar, seja produto ou serviço.

Acreditamos que a pessoa é mais importante do que o que ela veste e por isso queremos oferecer o melhor. Queremos proporcionar peças sem “rótulos”. O nosso cliente não quer ser um outdoor para marca nenhuma, nem precisa de uma logo para lhe representar. Ele quer algo que permita ser ele mesmo. O objetivo é entregar para o consumidor os clássicos, aquelas peças que todo mundo tem no guarda-roupa, mas com uma pegada moderna. Por isso a modelagem, a qualidade da matéria prima e dos acabamentos são pesquisados e testados incansavelmente. Escolhemos começar com o maior dos clássicos, a camiseta, mas o desejo de aumentar a vertical de produtos está presente e já é algo que está em nossos planos.


5-) O Brasil é um pais solar e alegre, vocês acreditam que uma marca básica como a Monograme possa ganhar o público?

Acredito que nada é mais gostoso e leve que uma peça de algodão pra enfrentar nosso tão longo verão. Trabalhamos as cores de acordo com as estações e o clima. Durante a primavera, lançaremos cores mais claras e frescas. E como disse uma vez, nosso amigo e adviser, Fabio Seixas – do Camiseteria: “Eu não preciso brigar pelo guarda-roupa de ninguém, mas sim, por alguns cabides”. Esse também é um pouco do nosso pensamento. Não somos uma ditadura, só queremos estar em alguns cabides, ou quem sabe, em muitos. Mas a pessoa ao comprar Monograme não está impedida de consumir outras marcas. O básico permite, a cada um, fazer a combinação que quiser. Os acessórios, hoje em dia, também são elementos fortíssimos para versatilizar uma produção. E é por essas inúmeras possibilidades e expressões de personalidades que o básico permite, que acreditamos que ela deve ser a peça perfeita.

6-) Quais as dificuldades de montar uma marca no Brasil?

Muitas, muitas mesmo. Mas quem tiver este sonho, não desista. A burocracia para se abrir uma empresa, o dinheiro e o tempo gasto para isso são, sem dúvida, desanimadores; fora os impostos que, logo cedo, começam a levar boa parte dos seus lucros.

E em relação a uma empresa de moda, especificamente, outro desafio é fazer com que os grandes e melhores fornecedores te recebam, enquanto ainda é pequenininha. Isso pode se tornar uma barreira e tanto, principalmente, quando o foco é qualidade. Porque para chegar ao que temos hoje, experimentamos de tudo antes.


7-) Onde é possível achar os produtos da Monograme?

Hoje, você só encontra Monograme no nosso site. www.monogra.me

Algumas multimarcas já demonstraram interesse, mas é algo a se estudar com calma. Inicialmente, queremos ter o controle de toda a experiência pela qual o cliente passa consumindo a marca.

Fábio Monnerat

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