domingo, 2 de setembro de 2012

Über-Trend: Inverno 2013: cowboys à brasileira




O estilo country tem forte expressão em mais de cinco países, sendo mais maciça sua presença no Brasil e nos Estados Unidos. A música sertaneja e a Festa do Peão de Barretos são grandes agentes popularizadores deste estilo que movimenta, somente no Brasil, mais de R$ 5 milhões ao ano. 

A análise deste estilo revela que, ao contrário dos cowboys norte-americanos, rústicos e com poucos hábitos sociáveis fora do campo, o brasileiro possui um padrão de sociabilidade baseado nas regras da elegância e da sofisticação. Entre os adeptos deste estilo estão pecuaristas, executivos, profissionais liberais, funcionários do setor terciário e estudantes. 

Com relação à estética, há poucas variações na forma de se vestir. A regra é ostentar/exibir, tanto nos carros grandes e vistosos, quanto nas roupas. Camisa, geralmente xadrez, calça jeans, bota, cinto com fivelas grandes e chapéu são os elementos mais básicos do vestuário. Outras propostas surgem como variantes ou agregadores do estilo: coletes, camisas jeans e o uso de óculos no estilo aviador.

Grandes criadores e marcas como Herchcovitch, Calvin Klein, Ausländer e Levi’s embarcam nas referências deste estilo e desenvolvem aplicações em propostas urbanas, garantindo um cruzamento de estilos que agregam novos valores mundo da moda. 

Imagens: UseFashion/Divulgação

Para saber mais - UseFashion divulga análise comportamental sobre o universo masculino voltada para o inverno de 2013. Este conteúdo faz parte da nova seção do Portal UseFashion (www.usefashion.com) que traz análises e galerias de imagens com conteúdo exclusivo sobre moda brasileira.

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