segunda-feira, 20 de agosto de 2012

David LaChapelle o "Fellini da fotografia"


 Conhecido como o "Fellini da fotografia", o fotógrafo norte-americano David LaChapelle é referência quando o assunto são capas e campanhas ousadas, que misturam glamour, sensualidade, fantasia e humor com um toque de bizarrice. Todos seus trabalhos são multicoloridos e o reconhecimento é tanto que LaChapelle já teve suas fotografias até mesmo expostas em galerias e museus dos EUA e da Europa
Nascido em 1968, LaChapelle estudou arte na Student's League, na Carolina do Norte. Com apenas 19 anos ele foi para Nova York e conheceu o precursor da pop art, Andy Warhol. Publicou seu primeiro trabalho como fotógrafo profissional na revista "Interview", publicação comandada por Warhol. Seu grande diferencial era criar seu próprio mundo visionário ao invés de reproduzir o que é visível no mundo real, tornando seu estilo único. No início da década de 90, ele já era muito reconhecido na cena da fotografia na Big Apple e emplacou capas em revistas como "Vogue", "Vanity Fair", "Rolling Stones", "i-D" e "The Face". Outro marco de seu trabalho é a composição de cor e luz que deixa todas as fotos mais "plásticas" e surrealistas.


 Muito requisitado para campanhas publicitárias, LaChapelle já fotografou nomes como Gisele Bündchen, Kate Perry, Madonna, Hilary Clinton, Leonardo DiCaprio, Lance Armstrong, David Beckham, Muhammad Ali e até o próprio Andy Warhol, entre muitos outros. Um de seus trabalhos mais recentes foi uma campanha para a brasileiríssima Havaianas, chamada "Original as You", onde o fotógrafo imprimiu uma exuberância explosiva em suas fotos para representar o colorido e a simplicidade das sandálias.

Mas não só de capas de revista e campanhas publicitárias badaladas vive o fotógrafo. LaChapelle também é conhecido por ter dirigido alguns videoclipes, como "Feeling This" da banda Blink 182, "It's My Life" do No Doubt, "Tears Dry on Their Own" de Amy Winehouse, "Natural Blues" do Moby (que levou o prêmio de melhor videoclipe do ano no MTV Europe Music Awards) e o mais recente, o single "Spectrum" da banda indie Florence + The Machine, gravado esse ano.

Fonte:Taste.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário