sábado, 14 de abril de 2012

Vida de modelo...

 Vogue USA - November 1999, with among others Amber Valletta, Carolyn Murphy, Christy Turlington, Claudia Schiffer, Gisele Bundchen, Kate Moss, Naomi Campbell, , Paulina Porizkova, Stephanie Seymour, Lisa Taylor e Iman Abdulmajid

Acabei de ver essa matéria no House of Models do Fabio Lage e decidi trazer aqui pro Über Fashion: No dia a dia dos modelos, existem coisas e linguagens que geralmente desconhecemos, usadas para designar algo que pertence ao cobiçado mundo que muitos acham ser bem glamuroso!

Fizemos uma compilação de alguns termos importantes e explicamos aqui… vem ver!
  • Book: É basicamente uma pasta contendo as melhores fotos e trabalhos que o modelo vem realizando; as famosas campanhas.
  • Booker: É a pessoa responsável por agendar os trabalhos e compromissos profissionais do modelo. Geralmente o booker acompanha a modelo em desfiles, fotos, entre outras coisas.
  • Apontamento: Uma visita ao cliente, geralmente agendado pelo booker; só para ser visto… algo como: Oi, to magra, linda e com a pele incrível.
  • Cachê: Ah, esse é o termo que muitos modelos já sabem antes mesmo de serem modelos. Cachê é o pagamento feito a um modelo por determinado trabalho, tais como fotos, desfiles, comercial de tv, entre outros.
  • Campanha: É o que todos os modelos batalham dia a dia, uma campanha para chamar de sua. É uma apanhado de itens publicitários que geralmente são criados, produzidos e divulgados de acordo com os objetivos de um determinado produto, serviço, grife, empresa, entre outros. Pode ou não conter vários meios, como revistas, anúncios em tv, outdoor, sites, etc.
  • Capa de revistas: A exposição que uma capa de revista traz para um modelo é muito importante, mas geralmente o cachê pago é bem baixo. Se a capa é uma Vogue, Elle, Harper’s Bazaar, i-D… as chances de se tornar uma top top são bem grandes.
  • Casting: Uma novela tem um elenco de atores, um desfile tem um casting de modelos. Porém, o termo casting pode ser usado para designar a seleção de modelos para determinado trabalho, como desfiles, comerciais, campanhas.
  • Cliente: É quem contrata a modelo por intermédio de sua agência. O cliente pode ser uma empresa, um fotógrafo, um diretor de casting, um stylist ou até mesmo uma instituição.
  • Composite: Sabe aquele cartão que as modelos sempre entregam no final de um casting? Então, nele contem algumas das principais fotos e trabalhos que o modelo fez recentemente. Algo como o cartão de visitas do modelo. Hoje em dia usado também para identificar o look do modelo pendurado em uma arara em um desfile. Algumas agências recolhem esses composites, para evitar mais gastos e colocaborar com o meio ambiente.
  • Editorial de moda: O recheio de uma revista, ou até mesmo um site. São fotos sobre moda e tendências a serem publicadas nas páginas das revistas que devoramos ou naquele site que batemos ponto todos os dias.
  • Mídia: Conjunto que engloba todos os meios de comunicação, como jornais, tv, revistas, internet, rádio. São divididos em mídia impressa e mídia eletrônica.
  • New face: Toda modelo em início de carreira é chamada de new face, onde ainda não é conhecida por clientes, produtores e etc.
    Geralmente uma modelo deixa de ser new face quando passa a ganhar notoriedade, sair em capas de revistas ou até mesmo uma campanha.
  • Neo Top: É aquela new face que acabou de chegar no mercado e logo estampa a capa das principais revistas de moda, abrir um importante desfile, como o da italiana Prada, ou até mesmo desfilar para um número considerável de marcas importantes como Chanel, Gucci, Marc Jacobs, Louis Vuitton, Dior…
  • Top model: Modelo já com experiência de mercado. Já estampou inúmeras capas de revistas e é vistas nos badalados desfiles no eixo Nova York/ Milão/ Paris.
    O termo surgiu na década de 1980, quando modelos como Cindy Crawford, Elle MacPherson, Claudia Schiffer, e Linda Evangelista começaram a se destacarem das demais modelos, recebendo o título então inédito de top model.
  • Super model: E a década de 1990 trouxe as supermodels à tona no cenário fashion; tais como Gisele Bündchen, Kate Moss, Naomi Campbel, Karolina Kurkova, entre outras que conseguiram ir além das top models e estamparam não só capas de revistas, mas filmes, clipes musicais; foram notícias e recebiam poupudos cachês.
  • Übber model: Cada década cresce o número de modelos que se destacam, e com isso, as categorias. O termo über model foi dado a nossa modelo Gisele Bündchen por uma revista inglesa. O termo inédito se deve ao patamar nunca conquistado por uma modelo antes.
    Gisele é hoje a modelo mais rica do mundo da moda e nenhuma outra modelo ameaça roubar esse titulo da brasileira.
Fonte:HouseofModel

2 comentários:

  1. Olá! Parabéns pelo blog e pelo post, mas tem um errinho.
    A Chanel Iman não está na imagem, como informado na legenda. Ela apareceu em uma capa parecida, em maio de 2007, na Vogue US, ao lado da Sasha Pivovarova, Jessica Stam, Coco Rocha, Doutzen Kroes, Raquel Zimmermann Caroline Trentini, etc.

    A modelo que aparece nessa foto aí, ao lado da Naomi, é a Iman Abdulmajid, casada atualmente com o David Bowie. A Chanel só tinha 10 anos quando essa capa foi publicada.

    Abraços,

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  2. Sasha,

    você tem toda razão, foi por puro engano mesmo. Obrigado!

    Fábio Monnerat

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