No dia 13 de janeiro, a passarela do Rio Fashion Business será
invadida por um turbilhão de cores e florais delicados, que darão um
toque de leveza aos looks do estilista mineiro, Victor Dzenk, cujo tema
da coleção é o Estado do Maranhão. “Queríamos usar o tecido, que está
muito presente no folclore daquela região, e resgatar sua importância na
cultura brasileira. Fomos ao Museu da Cedro e tivemos acesso a seus
arquivos de tecidos e estamparias, o que acabou nos inspirando a criar a
coleção Chita is Back", explica Carla Puntel, responsável pelo
marketing de Victor Dzenk. Ela destaca que os tecidos estarão também na
cenografia, estande, material de imprensa e brindes desenvolvidos pela
grife para o evento.
Originário da Índia, o “chint”, ou “chintz” - grafia em Inglês - se
caracteriza por ser um tecido barato de algodão, estampado com motivos
florais ou de pássaros. No Brasil, chegou importado pelos portugueses e
acabou batizado chita. Por ser leve e resistente, tornou-se um tecido
muito popular para vestuário e também difundido em festas folclóricas
como São João, no Nordeste. A padronagem, também conhecida por
provençal, acabou utilizada em louças e papéis de parede, dando um certo
glamour ao estilo. “Apoiamos o projeto do Victor pelo caráter inovador
da releitura de um produto brasileiro com forte apelo cultural. Desta
forma, revivemos a chita com suas características originais,
exclusivamente para a criação dos looks”, acrescenta Cássia Silveira,
gerente de marketing da Cedro Textil.
Agora é esperar para ver se realmente a "Chita is Back"
Fonte:Textilia
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