sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Über-varejo: Se diferenciar ao presentear é preciso


Espaço Tok&Stok para o consumidor criar suas próprias embalagens de presente.
O varejo foi uma invenção muito importante para a vida dos consumidores. Além de proporcionar-lhes a possibilidade de comprar produtos para uso próprio, lhes permite comprar produtos para presentear. Nesta tarefa de doar um pouco de si ao outro, comemorar uma data importante, e conquistar alguém, o varejo tem um papel importantíssimo, o de vender presentes aos seus clientes. Em alguns setores do varejo, como o de Moda, os produtos adquiridos para presente chegam a representar 40% das vendas da loja.

É uma grande importância, não é mesmo?

Contudo, os varejistas fazem bem seu papel até na hora de vender, com bom atendimento, soluções para o consumidor, kits de presentes e tudo mais. Já na hora de embalar, o empenho do varejista não é o mesmo. A embalagem é muito negligenciada, com pouca criatividade, falta de um cuidado especial, e pouca qualidade das caixas e papéis. E acreditem varejistas, para a maioria dos consumidores, a embalagem é fator de escolha de uma loja para comprar um presente para seu ente querido. O consumidor estará carregando sua imagem própria no presentear alguém e não quer errar!

Entendo que para muitos varejistas manter embalagens especiais para presentes ou até mesmo atendentes com habilidade manuais para criarem os melhores embrulhos não é fácil. Mas isto não deve ser uma desculpa para o descuido daquele item que pode trazer para a loja um mais novo cliente encantado, o presenteado com seu produto.

A rede de móveis e artigos de decoração Tok&Stok, solucionou estes dois problemas e aproveita para surpreender consumidores que encontram em suas lojas algo para presentear. A rede criou nas lojas, na saída dos caixas o espaço “Dê um toque ao seu pacote”, onde o próprio consumidor pode elaborar a sua embalagem de presente com sacolas de diversas cores e tamanhos, papéis para proteger os produtos mais frágeis, etiquetas graciosas com a logomarca e uma linda fita de cetim branca para dar o toque final ao presente. A Tok&Stok surpreende ainda mais o consumidor sinalizando em um display que as embalagens são recicladas e que este é também um presente à natureza, de uma empresa consciente e responsável.

Embalagens da marca Fábula

As lojas da Fábula, grife infantil do Grupo Farm, também acredita no poder das embalagens para presentear e encantar o consumidor. Suas embalagens são em forma de bichinhos, como o tamanduá, zebra e tigre, que são o tema de decoração da loja. As crianças que recebem os presentes da Fábula, não só se comovem com os produtos de grande apelo lúdico, como também brincam com as criativas embalagens.

Na Galeria Melissa, na Rua Oscar Freire, em São Paulo, os inúmeros consumidores que visitam a loja e não resistem em comprar só para si uma sandália da marca, podem levar para casa um presente com grande potencial de se tornar inesquecível, principalmente pela embalagem. Em 2009, a Melissa se superou em duas embalagens de presente. Uma feita em plástico-bolha da cor preta (quando a maioria é transparente) e uma fita adesiva na cor pink, escrita “Galeria Melissa” comprova ao presenteado que o produto foi adquirido na mais original das lojas da marca. A outra embalagem era para um kit de 3 sapatilhas Melissa criadas pelos Irmãos Campana. Em uma caixa, que por fora parecia um livro, os 3 pares de sandália eram acomodados em espaços separados. Definitivamente, o presenteado com Melissa se sente lisonjeado por ter sido lembrado em um lugar tão maravilhoso!

Realmente, caro varejista, não vale a pena negligenciar, nem mesmo economizar nas embalagens de presente da sua loja. O ato de presentear é recheado de alegria e surpresa, e você pode fazer parte deste momento na vida de seu consumidor. Esta é também uma grande chance de se diferenciar de seus concorrentes com produtos similares, mas que não inovam na embalagem.

Tudo o que se refere ao aspecto emocional da compra não se pode relaxar. A dica é ser criativo e surpreender seu consumidor, e melhor ainda, o presenteado dele, que não verá a hora de conhecer sua loja de perto e recorrer a ela quando quiser presentear alguém e proporcionar a mesma sensação que sentiu.

Diferencie-se nos presentes! Com certeza, valerá a pena!


Por: Cristina Marinho - Consultora de Marketing e Comportamento
Fonte:Portal Textília.net

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