sexta-feira, 24 de junho de 2011

Uma tournèe de Marketing pelo SPFW


 Preparem suas malas e suspiros que vamos fazer uma viagem pelo lado B do SPFW! Mais do que desfiles, modelos e roupas, veremos ações promocionais apimentadas, vibrantes, coloridas, plastificadas, esmaltadas e até saborosas com aroma de café!Uma viagem emocionante que toca a fundo todos os nossos sentidos!

Nossa primeira parada, é para explicar a você o papel do Marketing em uma semana de Moda. Um evento de moda com as proporções do SPFW fica muito mais interessante com patrocinadores e ações promocionais das marcas. E estas marcas passam a viver melhor (ou simplesmente viver) por causa da moda. Um fortalece o outro. O SPFW mostra sua força atraindo marcas de diferentes setores e recheando os lounges da Bienal. As marcas se aproveitam da audiência e freqüência do evento para se aproximar de consumidores, lojistas formadores de opinião e jornalistas que comentarão tudo o que viram, ouviram e sentiram. Todas as marcas se aproveitam para fincar sua âncora na plataforma da moda. Afinal de contas, não há setor mais jovem, moderno, atualizado e contemporâneo que a moda. Esse é o papel do Marketing, unir marcas e seus consumidores para fortalecerem cada vez mais as relações entre eles.

Agora, apertem os cintos que vamos viajar pelas as ações de Marketing das principais marcas presentes no SPFW. Ações que são apresentadas principalmente nos lounges, que são uma atração atração à parte no evento.

O Boticário, sem dúvidas, “causou” no SPFW, arrancando suspiros em todos os circulantes peloevento. Aproveitando o seu slogan, “a vida é bonita, mas pode ser linda”posso garantir que a inspiração foi “um lounge é bonito, mas pode ser lindo!”

Em um espaço de 620 metros quadrados, o destaque especial ficou para a nova logomarca da empresa e, é claro, para a nova linha de maquiagem, a Make B. Os visitantes interessados participavam de cursos de automaquiagem e recebiam brindes. Nada foi economizado!

Os participantes assistiam ao curso como se estivessem no camarim dos desfiles. Sentado em uma confortável cadeira, tendo a sua frente aquele espelho das modelos cheio de luzinhas e logo abaixo, um completo e tentador kit de maquiagem. Lá em cima e a frente de todos, o instrutor maquiador, com o seu microfone de cabeça, passava os valiosos ensinamentos para os participantes que, mais abaixo, ouviam atentamente cada instrução através de um fone de ouvido de excelente som.

O objetivo do O Boticário era mesmo o de deixar todas as pessoas lindas e felizes, pois quem não quisesse esperar pela longa fila para participar do curso, podia se dirigir a outro espaço ao lado, para então desfrutar de um serviço completo de maquiagem feito por um profissional do ramo que levava em média 20 minutos. Pronto! A pessoa estava fashioníssima para circular linda e colorida pelos corredores da Bienal. E, mesmo quem não quisesse participar de nenhuma das duas possibilidades para ficar linda, bastava ficar próximo ao lounge e deixar se contagiar por aquele clima de beleza no ar irradiado pelo burburinho das pessoas bonitas e celebridades que ali estavam. Com todos os meus sentidos sendo explorados, pude perceber o poder da maquiagem em atrair pessoas. Foi realmente uma experiência incrível que O Boticário proporcionava!

Mas aquilo ainda não era tudo e o auge ainda estava por vir, e veio.

Com tudo muito bem organizado por profissionais educados e competentes, me dirigi para uma das áreas destinadas aos desfiles e mais uma vez todos os meus sentidos vieram à tona. Estava eu, diante do primeiro desfile de maquiagem + moda no SPFW onde modelos desfilando com peças criadas por André Lima em frente a imagens iluminadas de rostos gigantescos maquiados por Fernando Torquato emocionaram e deixaram boquiaberta a platéia repleta de celebridades e imprensa da várias partes do mundo. Sem dúvidas, uma ação para o consumidor nunca mais esquecer.

A intenção mercadológica ficou muito clara, pois foi a Andrea Mota, Diretora de Marketing e Vendas do Boticário quem apresentou o desfile e não algum estilista ou celebridade.

Continuando nosso vôo de marketing pelo SPFW, é hora de aterrissarmos no lounge da Melissa. Há 19 temporadas, que a Grendene percebeu que estar no SPFW era uma grande estratégia de marketing para a marca. Um produto tão diferente e contemporâneo quanto é a Melissa, tem que estar onde se reúnem os maiores fashionistas do país.

Sendo o lounge mais esperado do evento, como não poderia ser diferente, a primeira patrocinadora do SPFW arrasou mais uma vez! O tema escolhido para o lounge The Power of Love mostrou, na minha opinião, “the power of a fashion brand”. Muito bem decorado e vibrante. Os produtos saltavam aos olhos, e o gostoso aroma característico da marca era um forte apelo sensorial que hipnotizava qualquer visitante. O lounge foi inspirado nos anos 70, na temática paz e amor influenciado pelo movimento hippie da época e foi muito bem representando pelo artista Eli Sudbrack que também criou o modelo estilizado que estava sendo distribuído de brinde no game Melissa (a sorte me ajudou, e consegui garantir a minha!). Era nítida a satisfação dos consumidores, lojistas e jornalistas que visitavam o lounge da Melissa!

E assim, como no O Boticário, a localização do lounge da Melissa era estratégica. Logo na entrada da Bienal! Os visitantes eram surpreendidos com uma linda recepcionista em uniforme, maquiagem e cabelos impactantes que mostravam para qualquer participante que na Moda é preciso impressionar.

Hora de aterrissar, pois chegamos ao fim desta primeira etapa da nossa tournée de Marketing pelo SPFW. Espero que todos tenham conseguido captar as grandes lições que podemos tirar para os nossos negócios através das ações impecáveis destas duas grandes marcas, que mais uma vez demonstraram astúcia mercadológica em aproveitar o 5º maior evento de Moda do Mundo para se posicionarem e se aproximarem mais ainda do coração e mente de seus consumidores!


Por: Cristina Marinho
Consultora de Marketing e Comportamento

Fonte:Textila

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