sábado, 19 de fevereiro de 2011

SPFW - Um evento muito importante para ser restrito a tão poucos

Macy´s em Nova York - vitrine lembrando um desfile
 


Não é apenas o mundo fashion dos estilistas, modelos e mídia que podem tirar proveito do SPFW! É um evento muito importante para ser restrito a tão poucos. Em nosso país, aqueles que não conseguem credenciais para visitar o evento na Bienal parecem se excluir e esquecer que o evento existe.

Infelizmente, só no nosso país é assim.


Nas semanas de moda de Londres, Paris e Nova York, por exemplo, varejistas, estudantes, jornalistas e até a parte população que nada tem a ver com moda se envolve com o evento de alguma forma. Os acontecimentos da semana de moda são comentados na mídia, são temas de vitrines e viram burburinhos de conversas em bares e restaurantes. A fashion week atmosphere se instala no ar, por toda a cidade.

Por que aqui no Brasil não pode ser assim?

Precisamos mudar isto já! Afinal de contas o SPFW realizou já está na sua 30ª edição, portanto nada é tão novo assim, para que possamos dar a desculpa de pouco envolvimento ou desconhecimento. E principalmente os varejistas de moda, precisam se envolver mais com os acontecimentos do evento e, o melhor, podem impulsionar suas vendas quando o evento acontece.

Nesta 30ª edição, que aconteceu de 28/01 a 02/02, os lojistas do bairro Bom Retiro, em São Paulo souberam tirar proveito e ganharam movimento com a chegada de lojistas de todas as partes do País. Muitos dos seus clientes lojistas assistiram aos desfiles no evento e depois foram atrás das tendências nas lojas da região, a custos mais competitivos. Para atrair o público de lojistas, várias lojas de atacado da região até trocaram as vitrines pela coleção outono/inverno, mesmo com as altas temperaturas. Como nas passarelas era apresentada a coleção de inverno, as lojas aproveitaram a oportunidade de vender suas coleções do preview de inverno. Alguns lojistas perceberam um crescimento de 5% nas vendas em uma única semana! Ponto para eles!

Mas se sua loja não fica na cidade de São Paulo ou no Rio de Janeiro, você também pode tirar proveito das semanas de moda!

Comece criando a atmosfera dos desfiles em sua loja. O objetivo será mostrar aos seus clientes que sua loja está envolvida com o evento e proporcionar a eles a mesma sensação de que se estivessem lá. Uma ideia é fazer o “Minha Loja Fashion Week”, promovendo desfiles de suas coleções dentro da loja, e preparando vitrines que simulem a semana de moda. Nas lojas Debenhams em Londres, vitrines simulando a primeira fila dos desfiles e o backstage, mostravam que a loja de departamentos estava sensibilizada com o evento na cidade.


Loja Debenhams em Londres – vitrine lembrando a primeira fila dos desfiles
 
Depois aproveite as tendências apresentadas nos desfiles e que são divulgadas pela internet e repasse-as aos seus clientes por e-mail marketing ou pelas redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter. É muito importante que você faça uma tradução das informações de forma a facilitar a compreensão de consumidores que estão menos envolvidos com o evento do que você. Assim você estará utilizando a técnica do “ensine seu cliente para que ele aprenda a comprar moda”, muito usada por empresas de outros setores como de cosméticos que dão dicas de maquiagem e até lojas de materiais de construção que ensinam os clientes a pintar paredes.

Se sua loja vende moda, precisa conhecer muito bem o que está acontecendo no mundo da moda!

O mesmo vale para a sua equipe. Aproveite a semana de moda para incentivar sua equipe de vendedores a ler mais e se inteirar do que acontece nos desfiles. Exija que eles comentem com os clientes as informações obtidas no estudo, e as associem às opções de produtos da loja, criando excelentes argumentos de venda. Utilizar no atendimento argumentos como “vi no último SPFW, que esta cor é tendência para o inverno” transmitem confiança para o cliente.

Lojista , ainda há tempo para aproveitar esta última edição do SPFW. Não perca tempo!

E anote agora em sua agenda: a próxima edição do SPFW verão 2012, acontece na primeira quinzena de junho deste ano e você tem bastante tempo para se planejar e inserir sua loja de vez no mundo da moda!
 
 Por: Cristina Marinho
Consultora de Marketing e Comportamento
Fonte:Textila

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