sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Bolsas em edição limitada e ricamente decoradas

No topo do universo do luxo existem algumas grifes que ficam acima das mais luxuosas marcas conhecidas. Acima não necessariamente por serem melhores ou terem mais história, mas porque vendem exclusividade. São grifes pequenas que resistem a se entregar às grandes holdings e carregam consigo um espírito artesanal que se reflete em suas peças, muitas vezes em edição limitada e até mesmo feitas sob medida. Essas marcas nem sempre são conhecidas aqui no Brasil, mas certamente fazem sucesso mundo afora. Elas caminham na contra mão do masstígio, termo utilizado pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky para descrever um prestígio que, cada vez mais, tem se massificado. A expressão vale para qualquer serviço ou produto de luxo, mas hoje quero falar de bolsas, objetos de desejo de todas as mulheres que sabem o valor de um bom acessório. E no universo das bolsas - mais do que luxuosas - únicas, três grifes se destacam: a britânica Bracher Emden e as americanas Judith Leiber e Lana Marks. Conheça um pouco de cada uma delas:

Preciosidade em formas orgânicas

Nascida em 2001 de uma parceria entre o designer de joias David Bracher e o vitrinista Richard Emden, a marca Bracher Emden traz bolsas em formas que reproduzem elementos naturais.

Reprodução




Feitas em couro italiano e peles de animais exóticos, com aplicação de cristais Svarowski, correntes de metal e pedras preciosas e um acabamento impecável, as bolsas da marca podem custar mais de U$2.5 mil. “Nossas bolsas são feitas a mão e têm acabamento ‘couture’. Elas são feitas com os mais finos e luxuosos materiais”, explica Emden.

Entre suas fãs, estão estrelas do cinema como Cameron Diaz, Beyoncé e Eva Longoria e suas bolsas são vendidas em mais de 60 boutiques e lojas de departamento de 20 países. Cada modelo se limita a 35 peças e é possível encomendar bolsas sob medida, mas nesse caso o valor pode chegar a U$ 4 mil.

Reprodução


Extravagância e riqueza de detalhes

Uma das clutches – como são chamadas as bolsas pequenas, normalmente carregadas como carteiras e em modelos extremamente sofisticados – mais caras do mundo foi desenvolvida por Judith Leiber. Ela se chama Precious Rose e apresenta 1016 diamantes (totalizando 42.56 quilates), 1169 safiras pink e 800 turmalinas pink dispostos sobre 18 quilates de ouro branco. Além da riqueza da matéria-prima, ela ainda foi inteiramente desenvolvida a mão por artesãos americanos. Seu valor estimado é de US$92 mil.

Reprodução


Mas a Precious Rose não é a única criação sofisticada dessa designer que nasceu e cresceu em Budapeste e aprendeu o feitio artesanal de bolsas durante o triste período da Segunda Guerra Mundial. Nessa mesma época conheceu o americano Gerson Leiber, casou-se com ele e foi morar nos EUA, onde fundou sua grife em 1963. Flores e animais exóticos servem de inspiração para Judith, que costuma decorar suas criações com uma imensa variedade de cristais e outras pedras preciosas. 
 



Suas bolsas são tão extravagantes e criativas que fazem parte das coleções permanentes de museus como o Victoria and Albert de Londres, o Metropolitan Museum of Art de New York, o Smithsonian Institute em Washington e o Houston Museum of Fine Arts. Suas bolsas são vendidas em lojas como Neiman Marcus, Saks Fifth Avenue, Bergdorf Goodman e em boutiques próprias em New York, Atlanta, Caesar’s Palace em Las Vegas, e South Coast Plaza, na Califórnia.

Couros exóticos em formas arquitetônicas

Com uma variedade de 150 modelos e 100 tonalidades de couro, a grife americana Lana Marks, aposta na riqueza de texturas proporcionada por couros diferenciados, como o de crocodilo, o de avestruz e o de lagarto. Suas bolsas são desenvolvidas na Itália e fundem formas arquitetônicas, matéria-prima sofisticada e funcionalidade.




O modelo Cleopatra Clutch (em edição limitada) é um de seus destaques e aparece em couro croco metálico prateado com 1500 diamantes facetados, dispostos em uma moldura de ouro branco de 18 quilates. Cada peça vem assinada e numerada e custa US$250.000.
 

Celebridades como Drew Barrimore, Madonna, Kate Winslet, Lucy Liu, Charlize Theron, Jennifer Aniston e Sarah Jessica Parker desfilam com bolsas Lana Marks pelo tapete vermelho. Só por aí dá para se ter idéia do padrão de exigência de suas consumidoras. E para atingir tal patamar, cada bolsa é desenvolvida artesanalmente por cerca de dez artesãos e requer cerca de quatro meses para ficar pronta. É ou não é puro luxo?
 
Fonte:gestaodoluxo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário