sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Première Vision Pluriel revela cenário positivo


Estamos finalmente vendo uma recuperação da economia no Hemisfério Norte? A julgar pela efervescência nos corredores da última edição de Première Vision Pluriel, realizada de 14 a16 setembro, em Paris, parece que sim. Segundo os organizadores do evento, os resultados foram bastante positivos em três dias de intensa atividade comercial, com stands que nunca ficavam vazios e tráfego intenso de visitantes. Os números confirmam esta retomada.

As seis feiras que integram a Première Vision Pluriel (Expofil, Première Vision, Indigo, Le Cuir a Paris, ModAmont, Zoom by Fatex) registraram juntas 61.440 visitas de profissionais da moda de mais de 100 países, um aumento de mais de 10,2% com relação à edição de setembro de 2009. O novo formato da feira, agora concentrada ao longo de três dias, provou ser um passo positivo e eficiente, segundo opiniões dos participantes. "Esta edição de setembro foi rica em contatos como não víamos há dez anos”, declarou entusiasmado o expositor Mr.Picchi, da marca Prato. Sua opinião foi a mesma do designer britânico Lucie Marquis: “Esta feira foi muito boa em termos de expositores que são amigáveis e prestativos”. Birgitt Gebauer, Executivo Europeu e comprador da C&A (Alemanha) também deu sua opinião “É uma época positiva – você pode sentir este entusiasmo não só em nossos fornecedores, mas também nos corredores e nos fóruns”.

Ressonância

Essa nova dinâmica também pode ser vista em números. A feira de Paris, um termômetro mundial de tecidos para moda, confirmou a tendência positiva observada durante as primeiras feiras internacionais para a temporada de outono inverno 2011/12. A Première Vision New York, realizada em julho, fechou com um aumento de + 7%, enquanto a Première Brasil, feira realizada em São Paulo, também em julho, viu suas visitações darem um salto de +50%. A porcentagem de visitantes internacionais também aumentou, atingindo agora quase 73% do total de público. Os países da União Européia registraram aumento, especialmente a Itália (+ 11.7 %), Alemanha (+ 5.9 %), Bélgica (+ 15 %), Espanha (+ 25 %), Reino Unido (+ 4.5 %) e Suécia (+ 39.7 %). Também na Europa, a Suíça registrou um aumento recorde de + 18.8 % enquanto a Noruega deu um salto de + 57 %. O continente americano se manteve estável, com 1.700 visitas profissionais registradas enquanto o Brasil foi representado por apenas 400 visitantes. Do outro lado do globo, os países asiáticos juntos mostraram um aumento de +15 % nas visitas, com crescimento significativo para a Coréia do Sul (+ 34.5 %), China e Hong Kong (+ 11 %), Taiwan (+ 69 %) e Japão, + 9.6 %. Igualmente em alta (+ 22 %) estão os países do leste. Líbano, Israel e Turquia registraram os maiores números.

Destaques do Salão

Entre as novidades desta edição, a nova área dedicada ao denim foi a que chamou mais a atenção. Localizado dentro do Relax Universe, o Atelier Denim reuniu 14 empresas com expertise em tecido de jeans. A área foi marcada com forte identidade visual. Outra iniciativa também fortaleceu o interesse pela Première Vision: a segunda edição do PV Awards 2010. O presidente do júri Ennio Capasa, fundador e diretor criativo da Costume National, divulgou os resultados e fez a entrega dos prêmios, que distinguem a excelência têxtil e a vitalidade da criação de tecido dos vencedores. Os vencedores desta edição nas cinco categorias foram:

• The Grand Jury Prize 2010: Lanificio Luigi Ricceri Srl (Itália)

• Handle Prize 2010: Marioboselli Yarns & Jersey SpA (Itália)

• Innovation Prize 2010: Schoeller Textil AG (Suíça)

• Imagination Prize 2010: K .Line Co. Ltd (Japão)

• E, como novidade neste ano, the Special Woolmark Prize 2010 :Nikke the Japan Wool Textile Co. (Japão)

Fonte:Textila.com

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