sábado, 18 de setembro de 2010

O Varejo de Moda e a “Arte do Bem-feito”


Para estudar o varejo de moda, além dos cursos e experiências, um bom caminho é ir até onde tudo surgiu: Paris, onde já em 1850 foi construída a primeira loja de departamentos, chamada Bom Marchè, cujo nome e charme se mantêm até os dias de hoje no bairro St. Germain.

Este caminho até Paris, faço todos os anos e a cada ano me surpreendo mais com o que vejo: lindas exposições de produtos nas lojas, vitrines muito bem elaboradas, grande apelos aos sentidos, enfim uma grande exuberância em todos os cantos chamando os consumidores a comprar com prazer.

E sempre penso:

"Qual será o segredo para causar tanto deslumbramento?"

A resposta é, como já definiu Christian Dior para a alta-costura, a “arte do bem-feito”. Este é o segredo do varejo de Paris, não medir esforços e muitas vezes gastos, para transformar cada loja, da padaria à boutique de grife em um lugar de tirar suspiros de qualquer pessoa que passe por ali. Tudo, realmente tudo, nas lojas de Paris é caprichado.

Tudo é pensado para surpreender.

Você se depara com uma loja de lenços, (isto mesmo, lenços!) toda pintada de azul celeste para realçar as cores dos produtos, que estão amarrados caprichadamente, organizados por cores que juntas formam um dégradé que fazem os olhos brilharem e fazem você pensar: que impressionante! Nunca vi lenços desta forma! Tenho vontade de comprar todos! (Veja foto neste artigo)

E todo o restante do cenário contribui para a excelente impressão do lugar: monumentos muito bem cuidados, pessoas elegantes e bem vestidas circulando, e até o idioma deixa com charme esta cidade encantadora. Parece que tudo é planejado. E tenho minhas dúvidas, se realmente não é, tudo planejado como uma cena de cinema, onde nada está fora do lugar.

É realmente a arte do bem-feito. E este segredo, todos nós varejistas deveríamos adotar como um “mantra” para todos os dias. Mesmo que não estejamos em Paris, e mesmo que em nossa cidade, todos ao redor dão pouca importância para a estética, nada pode desestimular o verdadeiro lojista a caprichar um pouco mais.

A grande dica, caro lojista de moda, é: não hesite em transformar sua loja em um lugar de tirar suspiros do consumidor.

Faça uma exposição de produtos organizada e que facilite a compra, estude a melhor posição para deslizarem por entre seu layout, crie vitrines elaboradas e impactantes que sirvam para atrair olhares de consumidores e que rapidamente ajude a dizer quem é a sua loja, crie aconchego com iluminação correta e finalmente arrase num aroma inconfundível por todo o ambiente da loja.

Nunca se acomode bravo lojista!

Pense sempre em como melhorar e fazer mais “bem-feito”. Assim como os parisienses, seja incansável em fazer de sua loja um lugar encantador, capaz de ficar na lembrança de todos que por ali passam, da mesma forma como ficam em minha mente, as lojas de Paris.

Por: Cristina Marinho
Consultora especialista em marketing e comportamento do consumidor.

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