quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O futuro do Varejo de Moda - parte 3


O provérbio inglês “Observe to Serve”, que quer dizer algo como “Prever para prover” e de onde surgiu a necessidade de saber o que está para acontecer para se preparar e oferecer o que o consumidor necessitará, é o tema desta última parte da discussão sobre o futuro do varejo baseado nas tendências de comportamento do consumidor.

E sendo ele, o consumidor,a razão de existir de todo varejo, eis aqui como ele tem se comportado e como seu negócio pode tirar proveito disto.

1)    O consumidor de moda está cada vez mais rico e sofisticado!
Basta observarmos no Brasil, onde de cada 100 consumidores da Classe C, 30 sobem para a Classe B, que teremos a explicação para o perfil do novo consumidor: com mais dinheiro disponível e cada vez mais requintado em suas escolhas. Começa a entrar em suas lojas um consumidor com um terço do bolso livre para gastar com o que quiser e (cuidado!) querendo tratamento de rei, que nunca teve até então.

Dica para o varejista:
Prepare já sua equipe para oferecer atendimento “de primeira”.
O atendimento também deve estar preparado para ensinar este novo consumidor a usar ou falar o nome de alguns produtos que entraram recentemente em sua vida, como echarpe, pashmina, espencer, body e outros.
É preciso ser rígido com sua equipe de atendentes, pois os vendedores de moda tem fama de pedantismo e de serem seletivos. Os novos consumidores da classe B tem um certo recalque guardado por anos, e um simples olhar com julgamento por parte do vendedor, será imediatamente percebido e reprovado pelo consumidor.
Sua loja também deve apresentar qualidade desde os produtos até a decoração. Nada pode ser negligenciado. Este novo consumidor quer ter a sensação de que o mercado está esperando muito por sua estréia no mundo das compras de moda!
 
2)    O jovem consumidor dá muito valor ao design.
Atenderemos nas lojas de moda, cada vez mais consumidores que nasceram na era do belo.  Este consumidor está acostumado a ver a maioria dos produtos com design elaborado, desde embalagens, automóveis, arquitetura e até alimentos arrumados em pratos que mais parecem uma obra de arte.
O design é definitivamente fator de decisão.

Dica para o varejista:
Seja impecável em tudo que entregar ao consumidor: a sacola da loja, o cartão de visitas, as sinalizações e etiquetas de preço. Tudo deve ser feito com visual profissional e de bom gosto.
Tranquilize-se,  pois todo investimento em design será reconhecido pelo consumidor, que está disposto a preferir ou mesmo pagar um pouco mais para comprar em uma loja que ofereça além de produtos de bom gosto , o design em todos os aspectos.

O design vale como uma preocupação também quando sua loja escolher o uniforme dos funcionários, que devem ser com visual atualizado e compatível com o conceito da loja.
 
3)    Para o novo consumidor, comprar é uma atividade de lazer.
Diante da necessidade de otimização do tempo e preocupação com a segurança, as saídas às compras tem sido a principal atividade de lazer das famílias. Nesta tendência, o varejista que tem seu negócio em shoppings sai na frente, que é onde os consumidores resolvem seus dois atuais problemas: comprar em um lugar que entretenha toda a família e em segurança.

Dica para o varejista: transforme sua loja em um lugar divertido para se fazer compras. Sua loja precisa ter música, cheiro, cor, revistas atualizadas e atendimento de muito bom humor. Sem contar com estacionamento seguro e amplo.
Garanta entretenimento para filhos e maridos em sua loja, para que eles não se oponham a acompanhar sua cliente nas compras. (Falo só maridos e não esposas, porque elas costumam não reclamar de fazer compras!)

Proporcione diversão para o consumidor em sua loja antes mesmo de ele sair de casa, mantendo um site informativo, com jogos, dicas de moda ou links para blogs populares.

Nas lojas da marca carioca Farm, há uma espécie de radinho no provador para a consumidora escolher que trilha sonora quer ouvir. Muito criativo!

Sempre se lembre que quando estamos felizes e tranquilos, a tendência é que compremos mais!

Prezado leitor , finalizo esta série de dicas para sua loja estar muito bem no futuro, e sair na frente no dinâmico mercado do varejo de moda!

Por: Cristina Marinho



Consultora especialista em marketing e comportamento do consumidor.
Entre em contato comigo através do e-mail cristina@nmarinho.com.br ou pelo site www.nmarinho.com.br
 
Fonte:http://www.textilia.net/materias/ler/moda/moda-marketing/ponto_de_vista_o_futuro_do_varejo_de_moda_parte3

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