terça-feira, 17 de agosto de 2010

O futuro do Varejo de Moda - parte 2


Os varejistas de moda hoje representam 70% das lojas dos shoppings do Brasil. Este é um dado que mostra a importância deste setor, contudo também revela que a concorrência é grande! Por isso é preciso que sua loja acompanhe o que acontece com o consumidor, se diferencie e venda mais!

Em continuidade ao primeiro artigo da série, hoje apresento mais tendências do comportamento do consumidor que podem ser aproveitadas pelo varejo de moda.

Vamos lá!

1) O consumidor hoje está muito informado sobre tudo!

E isso é muito bom! Pois o consumidor que compra convicto, sempre se lembrará que na sua loja ele faz boas escolhas.

O consumidor hoje entende de assuntos que antes eram só restritos a profissionais especializados. Ele sabe o que quer dizer poliéster,pronuncia perfeitamente “ankle boot” e ficou sabendo que a Chanel lançou o esmalte Jade e foi sucesso. Enfim, caro lojista, quem entra na sua loja conhece de seu produto, muitas vezes, mais do que você.

Dica para o varejista: Você precisa informar ainda mais seu consumidor. Seja você o personal stylist dele! Ensine-o a fazer compras acertadas, para que confie em seus conselhos e fidelize.

Promova cursos de maquiagem, aulas de customização, ou “como amarrar lenços” e você será a fonte que proporcionará ainda mais conhecimento ao seu cliente!

E não se esqueça: mantenha sua equipe também muito bem informada sobre tudo o que acontece no mundo da moda. Vendedores de melhor nível intelectual serão cada vez mais exigidos pelos consumidores.
2) O consumidor está definitivamente digitalizado!
Está óbvio para o consumidor que todos os lojistas, amigos, clientes, enfim todo o seu mundo está conectável. É só ele acessar e pronto! E ele nem precisa mais se deslocar a um computador para se conectar, os smartphones estão juntinho dele e vão com ele a qualquer lugar.

Dica para o varejista: é isto mesmo lojista, não há mais como fugir e se esconder: sua loja tem que ter perfil no Orkut, no facebook, um twitter, um blog e por que não, uma Web Page. E isto só tem vantagens! Sua loja, além de se aproximar mais dos clientes, pode informar novidades e até vender mais, criando um outro canal para distribuir seus produtos. Digitalize-se já!
3) O consumidor está realmente engajado ecologicamente e socialmente.
Este é outro caminho sem volta! A geração que vem aí é extremamente consciente, principalmente contra qualquer desperdício. Como também, é uma geração mais disposta a se envolver em causas sociais, que envolvam preconceito ou desigualdade.

Dica para o varejista: Demonstre ao seu cliente a sua preocupação com o desperdício de sacolas, embalagens, cartões e tudo o mais que deixe claro que você está engajado.
Se envolva em alguma ação social na sua cidade ou ajude a melhorar a vida de seus funcionários, com cursos, dia com a família, etc. E não se esqueça de fazer com que seu cliente saiba disto, senão de nada adiantará, sua imagem continuará igual.

Apenas tenha cuidado com as ecobags, que já estão saturadas. Não conseguem mais impactar os consumidores. Eles estão cheios delas em casa e usam só uma ou duas delas. Sacolas da loja biodegradáveis, como tem feito a Zara, impressionam mais no momento!


Por: Cristina Marinho



Consultora especialista em marketing e comportamento do consumidor.
 
Entre em contato comigo através do e-mail mailto:cristina@nmarinho.com.br?subject=Ponto%20de%20vista ou pelo site http://www.nmarinho.com.br/

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