sábado, 20 de março de 2010

Arquiteto italiano troca modelos por pedras



Não é de hoje que moda e arquitetura caminham juntas. Exemplos recentes disto são os livros da Louis Vuitton e do arquiteto de Marc Jacobs. Para explicitar esta ligação cada vez maior entre os 2 campos, o arquiteto italiano Francesco Lucchese esteve no Brasil durante a Revestir 2010, também conhecida como a "fashion week" da arquitetura e decoração.

Semelhanças de padronagens, texturas, estampas, volumes e estruturas entre roupas e edifícios contemporâneos foram abordadas em sua palestra. Tais elementos em comum são verdadeiras pontes entre os 2 mundos, que compartilham não só aspectos visuais, mas também termos e conceitos.

Seguindo o conceito do evento, Lucchese desenvolveu um projeto para o Pavilhão Italiano que transformou o espaço em uma passarela. Nela, pedras e revestimentos italianos substituiram o tradicional lugar dos modelos. A proposta era destacar o glamour e a beleza das peças, mostrando que, assim como as roupas, gemas também podem evidenciar volumes e texturas.

“A moda e a arquitetura nos protegem, nos dão abrigo e expressam nossa identidade pessoal, política, religiosa e cultural. Os materiais são como instrumentos da arquitetura que, assim como a moda, criam a forma, a escultura”, afirmou Lucchese ao final de sua palestra. A seguir, confira algumas imagens relacionadas pelo arquiteto:


Fonte:PortalUSEFASHION.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário