quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Câmeras inteligentes reconhecem os clientes

Tecnologia traz o futuro para dentro da loja

Novidades em equipamentos transformam como os clientes se relacionam com o ponto de venda. A grande novidade é o sistema de câmeras que, aliado a um poderoso software de reconhecimento visual, permite cenas dignas de ficção científica. A gente dá uma prévia do assunto a seguir. A reportagem completa está no UseFashion Journal de janeiro.

Tecnologia da emoção

Ao contrário do que diziam os sociólogos, o uso intenso de tecnologias de telecomunicação, como celular e internet, não torna as pessoas reclusas ou avessas ao convívio em grupo. Milhões de brasileiros visitam, todos os dias, seus perfis em redes sociais para interagir com seus amigos, novos e antigos.
E o que dizer dos aparelhos celulares que permitem conversar com qualquer pessoa, a qualquer hora, de qualquer lugar? A megatendência Tecnologia e Emoção, proposta pela UseFashion para o verão 2010/11, anuncia o que estava por vir: "Se de um lado o ser humano se relaciona com a natureza, por outro, ele interage com a tecnologia. A intenção, aqui, está aliada ao fetiche e à funcionalidade, mas consuma-se em visualidade transformadora".

Jogo na loja

Como exemplo prático, vale destacar a ação realizada para o alvejante Vanish em supermercados brasileiros. Uma placa dizia que quem ligasse para um certo 0800, poderia controlar um jogo no estilo do clássico Space Invaders exibido em uma tela LDC ao lado dos produtos. “As pessoas paravam para olhar o que estava acontecendo”, conta Marcelo Castelo, da agência F.Biz, responsável pela ação.

Adeus botões

Com o uso de câmeras, sensores de movimento e uma programação azeitada é possível interagir com computadores sem usar nenhum dispositivo de interface como mouse, teclado ou joystick. O vídeo de demonstração de um protótipo da nova geração de videogames da Microsoft, chamado Project Natal, é um bom exemplo. Veja a seguir:


Tecnologia para lojas

E como seria usar este tipo de interação dentro de uma loja? O sistema Vetrina começou a ser desenvolvido há 2 anos para uso em interação sem toque, apenas com movimento. Nele é possível usar as duas mãos para interagir com o conteúdo.

“Este é o primeiro sistema a usar sensores de movimento 3D em pontos de venda”, aponta Tomer Dadon, CEO da Ex-sight, que esteve no Brasil em comitiva do governo de Israel em dezembro do ano passado. Veja este outro vídeo:

Segundo Dadon, o VetrinaII faz mais do que apenas interagir, ele usa a tecnologia ExSense, que combina sensores especiais de luz com programas de reconhecimento facial para que o conteúdo interaja com clientes e observadores. “O potencial desta aplicação é enorme”, avisa.

Todos os produtos no bolso

Uma nova forma de relacionar-se com o cliente tem tomado força com o crescimento do mercado de smartphones, os aparelhos com recursos semelhantes a computadores, como o iPhone e os MP10 e 11.
O aplicativo da Timberland para iPhone, direcionado ao mercado norte-americano, oferece uma lista de trilhas, músicas para curtir ao ar livre, jogos e um catálogo de produtos atualizado semanalmente. Tudo para que os consumidores passem mais tempo se relacionando com a marca.

“Atualmente preferimos trabalhar com aplicativos e jogos para celular”, conta Castelo. Segundo o publicitário, o cliente usa por mais tempo este tipo de conteúdo e o impacto da ação é maior.

“O mais comum é investir em exposição de marca nos aparelhos móveis, mas há casos de aplicativos como o da Livraria Cultura, que disponibiliza o acervo e o cliente pode comprar diretamente, sem sequer passar pelo site”.


Fonte:http://www.usefashion.com/categorias/noticias.aspx?IdNoticia=80827

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