sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Tweens gastam US$ 25 bilhões ao ano

Moda e marcas influenciam meninos e meninas de 8 a 14 anos, que já somam 15 milhões de brasileiros.



Moda deixou de ser assunto de gente grande: para crianças e adolescentes entre oito e 14 anos, o tema ganha cada vez mais importância e está relacionado a status e influência. Para quase 90% dos tweens (uma referência à palavra between, por ser uma faixa etária intermediária entre a infância e a adolescência) brasileiros, é importante andar na moda.

Esta é apenas uma das conclusões da quarta onda da pesquisa Kids Experts, encomendada pela programadora de TV por assinatura Turner International do Brasil (que, entre outros, distribui os canais Cartoon Network e Boomerang, focados nesse público). O estudo procura entender os hábitos e comportamentos desses jovens, que no Brasil já somam 15 milhões de pessoas (cerca de 8% da população). No mundo todo, eles já correspondem a um mercado que movimenta US$ 25 bilhões em consumo anualmente.

Entre outros pontos, a pesquisa revela que:

- as meninas compram mais itens que os meninos: elas adquirem produtos para os cabelos duas vezes ao mês e maquiagem 1,2 vezes. Já os meninos compram produtos para os cabelos em média 1,3 vezes ao mês e roupas para o dia a dia 0,8 vezes;

- para a média dos tweens, o ato de comprar roupas é acompanhado dos pais, que ajudam a escolher e pagam a conta. À medida que ficam mais velhos, a parcela que escolhe o guarda-roupa sozinho sobe bastante: de 6% aos 8/10 anos para 25% aos 13/14 anos;

- as meninas não saem de casa principalmente sem seus celulares (61%), maquiagem (58%) e brincos (55%). O mesmo se repete com os meninos: 50% não saem de casa sem o celular, enquanto 47% não saem sem boné e 30% sem a carteira;

- os tweens se envolvem em atividades diferentes com pais e amigos: com os primeiros, assistem TV (43%) e DVD (31%) em casa, fazem refeições (34%, na média de dias de semana e finais de semana) e saem para lanchar (33%). Já com os amigos preferem bater papo online (48%), jogar videogame (39%) e conversar, seja pessoalmente ou ao telefone (38%).



Fonte:http://www.cidademarketing.com.br/2009/n/267/tweens-gastam-us-25-bilhes-ao-ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário