sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"Desfrute, aprecie, divirta-se" é o mandamento de Li Edelkoort


Apresentação das tendências 2011 by Li Edelkoort (Foto: Danielle Xavier)

Apresentação das tendências 2011 by Li Edelkoort (Foto: Danielle Xavier)


Li Edelkoort foi nomeada pela revista Time uma das 25 personalidades mais influentes no mundo da moda. Como consultora e pesquisadora da indústria fashion, muitos preferem chamá-la de "profeta", pois, em um estalar de dedos, a holandesa certamente já sabe "o que" e "quais" serão as tendências de consumo e comportamento dos consumidores de amanhã.


Em sua visita ao Brasil, para a realização da 1ª edição do evento Inspiração, promovido pela revista Marie Claire, Li enfatizou que as guerras, o terrorismo e a atual crise financeira, por exemplo, nos fazem viver em meio à um caos demasiado, e por isso, chega de sofrimento, pois, ele não está na moda! Através desse enlace, Edelkoort apresentou as principais tendências para o Verão 2011. Isso mesmo, estamos falando em 2011, afinal, antes que uma coleção adentre as passarelas e vitrines internacionais, passa por um longo e trabalhoso processo de criação, que foi justamente analisado e baseado nas tendências lançadas antecipadamente pelos principais consultores da indústria fashion.

E é exatamente nesse conceito que se remete o trabalho da pesquisadora Li Edelkoort. Segundo Li, pesquisar tendências é uma arte que surge da necessidade, e para o futuro, tudo terá que ser adaptado às reais necessidades dos consumidores. Em sequência, faz uma alerta: "Se não tomarmos cuidado, a água será responsável por guerras". A partir daí, é dado o "pontapé" inicial para o tema da sua coleção "ÁGUA", elemento essencialmente vital para a sobrevivência do planeta. Será passando pelos rios, oceanos, pelo Mediterrâneo e pela tão cobiçada Amazônia que serão inspiradas as novas coleções do Verão 2011.

Segundo Li, pela primeira vez, as tendências fluem na mesma direção. Os tecidos pesados, por exemplo, serão tão lavados que trarão a tão necessária fluidez. Lavagem! Essa é a palavra chave para a fluidez. "Quero exaltar a beleza da juventude, passar pelas florestas e lembrar do tempo em que brincávamos na água", ressalta Edelkoort. A coleção, segundo ela, passa também pelos lagos, misteriosos, profundos e chiques.

Posteriormente, a piscina com seu colorido é a fonte de inspiração, pois, trará tecidos básicos, cores brilhantes e fluídas, o que lembrará um pouco o movimento "retrô". Logo após, o oceano vem trazendo fios especiais, como a mistura do tricô de algodão com outras malhas. A leveza dos tecidos será revestida no azul vibrante.

E nesse mundo azul, ainda encontramos as sereias, chiques e estilosas, representando os tecidos que parecem escamas de peixes, utilizando metais, camadas e pregas. Os vestidos, bordados, farão alusão à cauda da sereia, que contornará as curvas sensuais femininas. Passando pelo Mediterrâneo (segundo Li, um dos visuais mais apropriados para nosso país), podemos observar roupas para praia, novas tunicas, golas, e drapeados assimétricos, com sapatos inspirados no passado e fios inspirados no mosaico. Os drapeados do Olimpo ressurgem, pois, a consultora afirma, "as pessoas ainda depositam fé nos drapeados".


Então, vamos para as termas d'água com o retorno de sedas e cores lavadas. Nesse momento, a lavagem se traduz em novas listras e azuis diferentes misturados. Ainda temos a alga como fonte de inspiração, sim, a alga traz uma cor forte quando molhada e pouco intensa quando seca. No estuário, encontramos tendências mais rústicas, com a utilização de redes e fios flutuantes. O relevo da margem do rio será traduzido em padrões mais arenosos e enlameado.
E, finalmente chegamos à Amazônia, que traz um drapeado mais escultural e volumoso, como se fosse um espartilho. Os tecidos virão mais coloridos, nas blusas bordadas haverá a manipulação da cor e as estampas serão mais voluptuosas. Com relação às cores, o cinza virá com seu espírito de nuance e flexibilidade. Além disso, o amarelo será o novo rosa, e o azul-marinho o novo preto, afirmou a consultora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário