terça-feira, 27 de outubro de 2009

De Volta a Terra

Em tempos de crise mundial, queda das bolsas e desaceleração econômica, é hora de voltar à terra e abraçar nossas realidades mais primárias. A grande tendência é reduzir a nossa pegada de carbono, agir pensando localmente, buscar nossa autenticidade ao mesmo tempo em que nos conectamos com o “global”.

Explorar estilos de vida sustentáveis e as culturas originais renova o senso de otimismo, buscando aquilo que torna a vida especial. Nós examinamos quatro tendências distintas para atender diferentes segmentos de mercado para mulheres e homens no verão 2010 e que vai continuar forte no inverno 2010-2011. Todos partilham um valor comum: a autenticidade. Desde o bruto vestuário de trabalho, do sertão e da fazenda até a busca de um sentido de auto-descoberta através de uma vida nômade, os valores fundamentais de conforto, funcionalidade e auto-identidade são as maiores aspirações. Grandes marcas e campanhas de marketing são evitadas em favor de peças com senso de realidade. São aquelas descobertos em viagens, consideradas verdadeiros achados e que justificam o gasto do dinheiro ganho com trabalho duro.

VIDA NA FAZENDA










Amantes da terra em busca da simplicidade e de um estilo de vida sustentável. As pessoas estão retornando para os autênticos valores rurais. Há uma ênfase em corantes naturais, materiais orgânicos, os detalhes rústicos, reciclados e recursos renováveis. Há um sentimento por peças herdadas, as jaquetas feitas à mão, calças jeans desbotados e imagens inspiradas em plantas e folhagens. As formas são confortáveis e levemente amassadas: jeans detonados; vestido avental, macacão e os velhos looks utilitários. Uma paleta de cores inspirada nos verdes ajardinadas e o retorno do cáqui e dos tons neutros de terra.



Produto: outwear, malhas, corte e costura, camisas e blusas, calças, jeans, vestidos



Sustentabilidade e uma pegada “de volta a aldeia”. Autenticidade: a busca de experiências reais. Ecológico, orgânico, feito à mão, por medida - uma reação a produção em massa e a globalização. Looks práticos com tecidos gastos. Jaquetas utilitárias e cortes leves, calças e shorts cargo, camisas com bolsos utilitários, o autêntico jeans envelhecido, jardineiras e batas. Para as meninas: a feminilidade excêntrica, vestidos esvoaçantes; saias com estampas retrô. Marcações, riscados, amassados, algodão texturizado. Folhagem, florais e animais. Etiquetas e logotipos com mensagens ambientais. Chapéus de jardineiros e botas de borracha, bijuterias e bolsas artesanais e recicladas.

Paleta de cores: Uma paleta inspirada pelos verdes – jardim, terra, orgânicos, vegetais frescos. A base e a tonalidade central variam de uma gama de tons de caqui, até os tons lavados de folhas e folhagens verdes. Os tons neutros e o branco iluminam o olhar para a parte superior do corpo. Os detalhes são brilhantes e dão uma levantada no visual; adicionar preto para impressões e gráficos.










OUTBACK







O Sonho do Sertão: A verdadeira influência da aridez, elaborada a partir da vida e cores do sertão. Ela evoca um espírito dos colonizadores e da vida áspera do sertão ou dos desertos australianos. Endurecida, parece feita para tempos difíceis. Terroso, cores desbotadas. São robustos e resistentes à seca: erva-sal; canguru. A terra ressecada combina com jeans desgastado. Para além das formas e detalhes de vestuário de trabalho, há um aspecto de fantasia do sonho, com base na combinação de cores vivas empregadas por artistas indígenas. Terroso-sol, neutros branqueados com brilhos em tons escuros.

Produto: jeans, camisas e blusas, vestidos, calças, shorts e saias

Looks inspirados nos rudes pioneiros, nos primeiros colonos, a vida no interior. Terreno áspero e luminoso. Para o jeans: Denim autêntico, tecido casual – usado, gasto e levemente destonado. Compensado com algodão arejado e Jersey. A cultura aborígene e estampas com inspiração na história, modelos e logotipos, mas reinventados e re-trabalhados. Pinturas abstratas, assumir um look Keith Haring. Estampas com cara de “feito a mão” e o choque cultural do mundo excêntrico dos artistas indígenas. Cintos e bolsas de couro com cara de usado, chapéus, muito couro balanceado por calçado esportivo em cores ousadas.




Paleta de cores: Áridas, lavadas, desgastadas, as cores desbotadas inspiradas no sertão, no deserto australiano e nas paisagens áridas. Ferro, grama seca, eucalipto e mato verde, das formas reais da terra que trabalham com jeans autêntico e vintage. Contrastes e acentos são artificiais e em relevo para impressão e logotipos derivados de pinturas contemporâneas aborígenes, símbolos e ícones da antiga Australiana.





NOMADS






O Viajante do Deserto: Viajantes experientes vão para o deserto para experimentar as ricas tradições do Oriente Médio. Peregrinações e safáris no deserto. Leves peças com influencia esportivas são projetadas para um dia no deserto do Saara. Formas soltas para envolver e torcer, como lenços beduínos, para proteção de quem veste. Detalhes utilitários são pensados para a sobrevivência em climas extremos. As cores são elaboradas a partir de uma paleta de sol do deserto, esbranquiçada de areia e terra, com estampas com pegada árabe e padrões para acrescentar detalhes.

Produto: Malhas, corte e costura, camisas e tops, vestidos, calças e shorts

Desertos errantes e viajantes. Acondicionamentos e camadas para suportar tempestades de areia ou as noites frias do deserto. Estilo desportivo e funcional, com camadas de tecidos de Jersey solto. Neutros e tecidos de malha. Contraste com tecidos de alto brilho. Algodão polido, ciré, nylon, algodão acetinado. Drapeados, dobras, costuras e detalhes de empate se reúnem. Formas saruels são renovadas com tops soltos e em camadas. Motivos e padronagens árabes. A cabeça torna-se um ponto fundamental - embrulhada, amarrada, encapuzada. Mochilas são reinventadas. Leves acessórios de couro, sandálias abertas e jóias tribais.

Paleta de cores: tons de deserto, inspirados em cores que trabalham em camadas de tecidos leves e soltos. Uma paleta de neutros ricos de madeira e pardos mognos, alabastro e areia, compensados com um cinzento índigo. Para um look mais leve, mais verão, use o branco sobre branco, efeito tonal ou acrescente uma dose de páprica ou de azul céu. Esses tons nômades neutros também podem ser utilizados como tons chave da temporada.




MONSOON






Um Amor de Verão Indiano. Seguimos a trilha exótica das praias de Goa- Índia para uma mistura inebriante de cores, estampas e impressões para alto verão. Frescas misturas de algodão branco com sáris brilhantes. Desbotados e estampas florais indianas. As formas são soltas, seguindo as tradições locais: saias; calças saruel, camisas gola Nehru, túnicas e lenços de algodão. Acessórios com pegada natural, couro envelhecido e uma vibe hippie: sacos, sacolas, sandálias para homens e mulheres; detalhes de couro trançado e miçangas.

Produto: corte e costura, camisas e tops, vestidos, shorts e saias, jeans, Resort & nadar

Uma revolução de cores exóticas, estampas e culturas conflitantes. Numa viagem indiana; recolha lembranças ao longo do caminho. Kaftans com bermudas, vestidos com tops biquíni, camisolas e sáris. Estampas e padronagens: Caxemira com inspiração indiana; encontro marcado com o vintage; florais carimbados; estampas tropicais dos anos 50. Bloco de cores em tons vívidos, compensado com branco giz. Logos colocação de sinais de índio e de embalagens. Tecidos: chiffon; e tecidos de algodão. Sarja e lona. Desbotados listras para os rapazes. Chapéus de praia, lenços e tangas estampadas e jóias étnicas.

Paleta de cores: Uma paleta de alto verão, inspirada em uma viagem literária à Índia; flashes de brilho, cores flúor que é iluminada e num cenário tropical. Amarelo cítrico, rosa e coral, verde e azul marinho; contrastados com o branco giz. As formas mais ricas de calêndula, rosa e marrom profundo vem de monges budistas e templos e devem ser usados como acentos com em tons mais frescos. Use uma máscara preta como base.








Fonte: Men and womenwear - Summer 2010 - Revista Textile View
Tradução: Clarissa über

6 comentários:

  1. MEUUUUUUUU de mais!!!
    valeuu ÜBERIANOS!

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  2. Meuuuu deus quanta informação maravilhosa!! Adorei!

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  3. Galerinha,
    nota 10 na materia!!

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  4. nice blog ... a shame i cannot read evrything!

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  5. paarbens sempre arrebentando e nos informando de coisas boas.

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  6. Muito bom... tbm tento das uma contextualizada da moda no contexto geral. Parabéns. Saiu do senso comum. A moda é muito mais que design de roupas.

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