terça-feira, 1 de setembro de 2009

Principais eventos do País têm agora um único gestor




Menos de seis meses depois de assumir o Fashion Rio, o grupo Luminosidade, sociedade entre o empresário Paulo Borges e a holding de marcas InBrands, amplia seus domínios no calendário da moda brasileiro. A companhia anunciou ontem uma associação com a Maior, empresa de entretenimento do grupo ABC, do publicitário Nizan Guanaes. Com o novo sócio, a Luminosidade passa a ter sob seu guarda-chuva os três maiores eventos de moda do Brasil - incluindo o São Paulo Fashion Week, idealizado por Borges, e o Rio Summer, criado por Guanaes no ano passado.


"Estamos juntando forças e inteligência para mudar a indústria da moda", diz Borges. Segundo ele, a parceria vai além da gestão conjunta das semanas de moda. Os empresários também querem investir em projetos de novas mídias, portais na internet, seminários e feiras de negócios para o setor, que movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano. "Queremos que o Brasil tenha uma plataforma de moda à altura dos grandes players internacionais", diz Guanaes.


Inicialmente, a entrada do novo sócio não trará grandes mudanças no formato das semanas de moda. A segunda edição do Rio Summer, porém, prevista para maio de 2010, deve ocorrer somente em outubro. O grupo também pretende lançar dois salões de negócios ligados ao setor, no Rio e em São Paulo.


Desde o lançamento do Rio Summer, Guanaes não escondeu seu interesse em se unir a Borges. "Aprendi que precisamos de especialistas para fazer um evento como esse." Segundo o publicitário, Borges será responsável pelo direção de conteúdo dos eventos.


Segundo o diretor da consultoria BrandAnalytics, Eduardo Tomiya, a união de Luminosidade e grupo ABC trará sinergias ao negócio que se tornou as semanas de moda. "O ABC é um grupo de comunicação integrada, além de carregar muita credibilidade."


CONSOLIDADOR

A parceria também coloca a holding InBrands como um dos principais grupos consolidadores no setor de moda nacional. Criada em 2007 pelo fundo Pactual Capital Partners (PCP), de ex-sócios do banco Pactual, e pelo fundador da Ellus, Nelson Alvarenga, ela vem engordando seu portfólio de marcas. Hoje, presidida por Gabriel Felzenszwalb, detém as grifes Ellus, 2nd Floor, Isabela Capeto e Alexandre Herchcovitch, além dos eventos de moda.


A I?M, outra holding de marcas de moda surgida nos últimos anos, não deslanchou. Fundada pelos empresários Enzo Monzani e Conrado Will, adquiriu grifes como Clube Chocolate, Fause Haten e Alexandre Hercovitch - hoje na InBrands. Poucos meses depois, com pouco capital e endividada, os fundadores foram destituídos da gestão pelo fundo Global Capital, um dos credores. Os estilistas deixaram o grupo, um a um.

Fonte: O Estado de S. Paulo - SP (01/09/2009)

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