segunda-feira, 28 de setembro de 2009

4º Seminário Internacional de Comportamento e Consumo .


Perguntas dirigidas ao sociólogo italiano Francesco Morace, presidente do Future Concept Lab – Milão.


1. Por que o sistema da moda está morto?


Francesco: O sistema da moda não pode mais garantir uma adesão passiva dos consumidores às linhas de tendências decisivas da indústria e da criatividade: os consumidores autores escolhem liberalmente e este processo enfraquece o sistema, que deverá oferecer produtos honestos e com um preço correto, além de um look total.

2. Acredita que seja uma tendência repensar o consumo e reciclar os objetos pessoais?


Francesco: Existe uma tendencia de repensar o consumo na diração da felicidade pessoal ao nível da própria possibilidade econômica e, desta forma, reciclar ou trocar os próprios objetos e roupas torna-se uma possibilidade entre outras…

3. O slow-fashion é uma tendência de estilo de vida ou somente para as roupas?


Francesco: A dimensão do slow-fashion se confirmou primeiro no mundo da alimentação ( slow food) e depois contaminou todos os outros setores: o do bem estar, dos cuidado com o corpo, do design, da arquitetura e, hoje, do vestuário…portanto é um mindstyle completo e abrangente.

4. Como é possível fazer uma parceria entre cooperativas locais com a alta moda no mercado exterior?


Vejo que agrega valor à produção e à qualidade. É um grande incentivo social.
Francesco: O mundo da moda, ao máximo nível da alta moda e das grandes marcas, é hoje muito interessado em aproximar-se e estabelecar alianças com cooperativas e outras realidades locais e artesanais, pois estas expressões de criatividade são autênticas e profundas e muito valorizadas por um mercado que prima pela qualidade dos produtos e dos processos…

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